Slide

10/recent/ticker-posts

Pernambuco tem epidemia de doença que afeta gatos e é transmitida para humanos


O estado de Pernambuco passa por uma epidemia de esporotricose, uma doença que pode ser mortal para gatos e é transmissível para cachorros e para humanos.

A esporotricose é um tipo grave de doença provocada por fungo que ataca principalmente os felinos. A contaminação ocorre pelo contato das garras do animal com material orgânico em decomposição contaminado, como solo, cascas de árvores e vegetais.

Provocada pelo fungo 'sporothrix', que habita normalmente os ambientes de jardim, palhas, madeiras e folhas a infecção em pessoas tem cura, mas pode provocar lesões gravíssimas na pele.

A enfermidade é transmitida dos gatos contaminados para humanos através de arranhões e contato direto com a pele lesionada. De acordo com especialistas, a principal forma de evitar a contaminação é fazendo o controle nos indivíduos que vivem na rua, abandonados, pois são estes os mais afetados pela doença.

Nos animais infectados, a doença começa a se manifestar através de feridas no focinho e membros. Os ferimentos são profundos, geralmente com pus, não cicatrizam e costumam progredir para o resto do corpo. Nas pessoas infectadas surgem pequenos caroços avermelhados, quase sempre formam uma fileira de pequenos nódulos ou feridas.

Do Blog Merece Destaque
Foto reprodução/Internet

Postar um comentário

0 Comentários