No final da tarde desta sexta-feira, 27 de julho de 2018, uma turma de amigos de Santa Cruz do Capibaribe se reuniu e resolveu subir o morro até o Cruzeiro do Bairro Palestina para poder observar melhor o mais longo eclipse lunar do século.
O editor do Blog Merece Destaque, Almir Neves, acompanhou a turma para registrar através de fotografias e logo no início da subida até o cruzeiro já foi possível registrar um lindo pôr do sol.
Ao chegar no alto do cruzeiro o ambientalista Arnaldo Vitorino, o qual foi o responsável por reunir a turma, usou sua experiência e tratou logo de fazer um fogo para poder servir um café quentinho a todos.
Estava um pouco nublado, mas as nuvens resolveram colaborar conosco e de repente a lua apareceu quase imperceptível, sem nenhum brilho, já que estava totalmente ofuscada pela sombra da terra.
Alguns minutos depois o alinhamento entre o sol, a terra e a lua foi começando a se desfazer pouco a pouco e o brilho da lua que é comumente visto foi aparecendo bem devagar.
Enquanto a lua começava pouco a pouco a brilhar a turma ia se servindo com o café preparado por Arnaldo Vitorino.
De repente as nuvens resolveram aparecer nas fotos novamente e mais uma vez começaram a encobrir a lua, não permitindo que o fenômeno fosse observado até o fim, mas o esforço valeu a pena e foi possível registrar belas fotos.
Durante a descida, na volta para casa ainda foi possível contemplar a beleza de nossa querida Santa Cruz do Capibaribe durante a noite, com todas suas luzes acesas.
Por Almir Neves
Redes Sociais