23 de setembro de 2018

Estudantes pernambucanos chegam à final do concurso SENAI Brasil Fashion 2018

Plataforma de educação profissional do SENAI seleciona jovens de todo país para desenvolverem coleções sob orientação dos estilistas Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga


As duplas Marcel Pereira e Janaina Albuquerque e Cíntia Grazz e Fabíola Araújo, estudantes do Senai de Pernambuco, estão entre as 24 finalistas da 5ª edição do SENAI Brasil Fashion, maior plataforma de educação e incentivo de novos talentos da moda do país. "Todo Mundo Tá na Moda" é o tema que guiará o desenvolvimento das coleções neste ano, chamando atenção para a diversidade e inclusão no universo fashionista.

Ao longo de três encontros, que acontecem entre setembro e novembro,os 24 alunos finalistas receberão orientação de seus coaches, os estilistas Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga, para a criação de suas respectivas minicoleções, que serão apresentadas em um desfile profissional no dia 22 de novembro, no Centro Cultural Ação Cidadania, no Rio de Janeiro.

Dentro da temática "Todo mundo Tá na Moda", os pernambucanos Marcel, que se inscreveu no concurso como estilista, e Janaína, inscrita como modelista, desenvolveram o projeto "A cor do toque", que traz a reflexão sobre os desafios de um deficiente visual desbravando a selva urbana.

"Nossa coleção será baseada nos pilares do utilitarismo acessível, upcycling e inovação têxtil. Os shapes, inspirados no universo esportivo, serão modulados para que a pessoa possa alongar e encurtar mangas e pernas de acordo com a necessidade", explicam os estudantes.

Na outra dupla, Cíntia, a estilista, e Fabíola, a modelista, desenvolveram o projeto "Corpos tatuados pela coragem", para trazer a tona a reflexão sobre mulheres que tiveram seus corpos marcados pela mastectomia.

O Senai Brasil Fashion é realizado pela agência Samba Marketing Ao Vivo, com o patrocínio do CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), uma unidade do Departamento Nacional do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e principal centro formador de recursos humanos para a cadeia têxtil nacional. Tem como propósito fortalecer e divulgar a educação profissional no Brasil por meio de uma plataforma de moda que capacita os alunos através de uma experiência handson – e que gera visibilidade para o segmento, contribuindo na formação e revelação de novos talentos da indústria brasileira de moda.

Os encontros
Antes do gran finale, que acontece no dia 22 de novembro no Centro Cultural Ação Cidadania com um desfile para jornalistas, empresários e formadores de opinião do mercado da moda, os estudantes e os coaches vão participar de três encontros intensos no Rio de Janeiro.

No primeiro deles, que ocorreu entre 11 e 13 de setembro, foram realizadas vivências para desbloquear a criatividade. Também discutiram os processos de criação dos looks, além de conhecerem o museu onde apresentarão as minicoleções.

No segundo encontro, entre os dias 2 e 5 de outubro, eles avançam com a criação dos looks do desfile e afinam a escolha das modelos – uma seleção de grandes nomes entre as top models brasileiras, new facesdas passarelas e também de modelos que representam a diversidade. Nos dias21 e 22 de novembro, durante o último encontro, acontecem os ajustes finais, como provas de make e as últimas conversas com os coaches.

Durante a série de encontros até o desfile final, os jovens aprendem a ter uma visão 360° da profissão, desde a concepção inicial da coleção até as decisões que envolvem a apresentação. Para isso, no período contam também com o auxílio de uma série derenomados consultores: Daniel Ueda no styling, Max Blum na produção musical, Ed Benini para o casting, Wilson Ranieri para a modelagem, Rodrigo Costa na beleza, Jackson Araújo, como consultor criativo e a produtora Tatiana Palezi, da SAMBA Marketing Ao Vivo, agência que assina a produção do evento.

Para amplificar e desdobrar todo o conhecimento gerado e compartilhado com as duplas selecionadas durante o ciclo do SENAI Brasil Fashion, todo o conteúdo dos três encontros serão gravados e transformados em vídeo-aulas para exibição nos cursos de moda de toda a rede do SENAI. Dessa forma, a iniciativa proporciona material educacional relevante para complementar a formação de todos os alunos aspirantes a estilistas e modelistas.

Sobre o SENAI CETIQT
O SENAI CETIQT atua como principal centro formador de recursos humanos para a cadeia têxtil nacional e é um dos mais destacados do mundo, com plantas-piloto completas que reproduzem o ambiente fabril, além da planta-piloto de confecção, de uma rede integrada de laboratórios e uma área de inovação, estudos e pesquisas, com foco em antropometria, comportamento e consumo, cor, design, economia criativa, prospecção tecnológica e mercadológica, além de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

A instituição, reconhecida como pioneira no sistema SENAI, foi a primeira unidade a lançar, em 1997, o ensino de nível superior no sistema com o curso de Engenharia Industrial Têxtil, agregando valor na formação de profissionais para a área têxtil. Em 2001, foi lançado o curso superior de Design de Moda, o primeiro do país nesta categoria. Durante sua trajetória inovadora, o SENAI CETIQT passou a oferecer também outros cursos de nível superior, de pós-graduação e de extensão, além dos cursos técnicos, de qualificação e de aperfeiçoamento profissional.

Sobre a Samba Marketing ao Vivo
A agência criada em 2006 traz #ousadiaealegria para o marketing ao vivo, promovendo ações que incluem eventos de diferentes portes, convenções, promoções, incentivo, ativações, expos, entre outras atividades. A Samba trabalha com núcleos que atendem clientes específicos, possibilitando um atendimento mais próximo, um bom planejamento e o que é sua marca registrada: a entrega fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddToAny

Traduzir / Translate