Fotos em Destaque: Rolinha cascavel ou fogo pagô













As fotos em destaque nesta publicação foram registradas por Almir Neves, no município de Tamandaré, em Pernambuco e mostram aves da espécie Columbina squammata, uma ave columbiforme da família Columbidae que recebe os nomes populares de rolinha-carijó, fogo-pagô (onomatopeico), rola-pedrês, rolinha-cascavel, felix-cafofo (Paraíba), paruru e galinha-de-Deus. Na região mais setentrional do Nordeste brasileiro, precisamente no interior dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, Columbina squammata é chamada pelos moradores locais de rolinha-cascavel ou rolinha-cascavilinha devido ao padrão da plumagem lembrar o aspecto das escamas da cobra cascavel (Crotalus durissus). Além disso, o som que a ave emite ao voar também lembra o som do “chocalho” da cobra Cascavel.

O nome popular fogo-apagou é, sem dúvida, a melhor tradução escrita para o canto desta ave, um dos sons mais típicos da “roça”.

Na música popular, deu nome à composição de Sá e Guarabyra Fogo Pagô, que traz os versos:

Fogo pagô que encantou
Levou embora
Ai, teus murmúrios na memória…

Foi cantada também por Luiz Gonzaga.

Características
A rolinha fogo-apagou possui as partes superiores de coloração marrom acinzentada, face e peito cinza rosado, a garganta é branca e os abrigos distais das asa também são brancos e formam uma mancha branca visível nas asas quando estão fechadas. A cauda é escura com as pontas das retrizes de cor branca, apresentando uma faixa branca na lateral da cauda, perceptível quando a ave está em voo. Olhos escuros, pernas rosadas e bico cinza, este típico das aves columbiformes. Apresenta aparência “escamada” causada pelas bordas escuras das penas desta ave. A característica mais marcante desta espécie é o padrão escamado da plumagem, que lhe proporciona eficiente camuflagem. Quando em voo é possível ver uma faixa branca na base da asa, suas rêmiges primárias são de cor castanha.

Do Blog Merece Destaque com informações do Wiki Aves
Anterior
Próxima

Blogueiro, editor do blog Merece Destaque, apaixonado por comunicação e por fotografia, Almir Neves gosta de inovar e aceitar novos desafios.

0 Comentários: