Slide

10/recent/ticker-posts

Em procedimento rotineiro válvulas de Serro Azul serão abertas nesta sexta-feira (15/2)

Ação vai aumentar a capacidade de acúmulo da barragem para o Inverno. Serro Azul está atualmente com 44,6% de sua capacidade total. Volume de água não ultrapassará cota de segurança do Rio Una.


A abertura das válvulas dispersoras da Barragem de Serro Azul, localizada em Palmares, está programada para ser realizada na próxima sexta-feira (15). A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, por meio da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), explica que o procedimento está previsto no manual de operação do equipamento e é uma ação rotineira para aumentar o volume de espera da barragem para o inverno, proporcionando a segurança necessária para o acúmulo de água. A abertura das válvulas irá reduzir em 10 metros o nível da barragem.

Serro Azul tem capacidade total de acumulação de aproximadamente 303 milhões de metros cúbicos. No momento, a capacidade atual está em cerca de 136 milhões de metros cúbicos, o que representa 44,6%. Antes da execução do procedimento, foram realizados testes, monitoramento de controle nos equipamentos e diagnósticos feitos por uma equipe multidisciplinar.

A descarga de água ocorrerá exclusivamente no Rio Una, não ultrapassará a cota de segurança e também não irá afetar nenhum dos afluentes. A operação não oferece nenhum tipo de insegurança ou prejuízo à população.

Desde a última semana, a população está sendo avisada sobre a ação. Durante a operação, equipes da Defesa Civil Estadual e do município de Palmares a postos para orientar a todos. Além disso, a elevação do nível do Rio Una continuará sendo monitorada em tempo real pela Sala de Situação da Apac. O procedimento será realizado pela Secretaria Executiva de Recursos Hídricos com o apoio da Compesa.

Blog Merece Destaque com informações da Seinfra PE

Postar um comentário

0 Comentários