Slide

10/recent/ticker-posts

Mostra DeAaZ Decor terá palestras exclusivas para profissionais e estudantes de Arquitetura


A Mostra DeAaZ Decor, que acontece de 8 a 27 de maio no Paço Alfândega, traz uma programação imperdível de palestras voltadas aos profissionais e estudantes de Arquitetura. As inscrições são gratuitas e a ação é realizada conjuntamente pela organização do evento assinado pela Thorpe Marketing e Comunicação com o Instituto Cultural Brasil Europa.

Serão dez palestras com temas exclusivos para a mostra pernambucana mais top do setor de Arquitetura. Uma ótima oportunidade para mergulhar nas tendências do que há de melhor sendo produzido e discutido no cenário internacional.

Além das palestras, que acontecem sempre às 19h, a quarta edição do evento com curadoria de Ana Cláudia Thorpe expõe no térreo do Paço Alfândega mais de 20 ambientes exclusivos com a participação de arquitetos consagrados. A direção criativa da Mostra DeAaZ Decor é de Marconi Thorpe e o masterplan de Lúcia Helena Andrade Lima.

Programação das palestras:

  • DIA 13
Palestra: Projetar em edifícios históricos: uma área de atuação específica 
Palestrantes: Pedro Valadares e Renata Lopes, da Lopes & Valadares Arquitetura e Patrimônio. 

Pedro Valadares é arquiteto e urbanista, professor e doutor em desenvolvimento urbano com ênfase em teoria e história da arquitetura e do urbanismo. Renata Lopes é arquiteta e urbanista e especialista em Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural. 

Resumo da palestra: A palestra visa demonstrar que intervir em edificações históricas requer, além da sensibilidade inerente ao arquiteto, o domínio de conhecimentos específicos, próprios do âmbito da preservação, em consonância com a legislação, visando a conciliação de interesses e necessidades. 

  • DIA 14
Palestra: Acessibilidade em Ambientes Residenciais 
Palestrante: Bárbara Cereja 

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Pernambuco, especialista em acessibilidade e pós-graduada em Design de Interiores pela Faculdade Damas da Instrução Cristã. Sócia-diretora do escritório Cereja Arquitetura, é responsável pelo setor de projetos da empresa. 

Resumo da palestra: A importância da acessibilidade e orientações importantes para o interior das residências. 

  • DIA 15
Palestra: Agir com assertividade e alcançar metas desejadas 
Palestrante: Vera Braga 

Historiadora, formação em Coach, Consteladora familiar, Integrante da ODH Pernambuco – Oficina de palestra e Desenvolvimento humano com mais duas sócias, Márcia Bastos e Fernanda Pinho. A ODH tem como meta contribuir com o desenvolvimento humano e organizacional das pessoas e empresas a desenvolverem metas e alcançarem resultados positivos. No dia 13 de março do ano em curso a ODH realizou em Recife, no auditório da FIEPE o Evento Transformando ideias em Ação com o palestrante Rick Chesther, que vendia água mineral nas praias de Copacabana no Rio de janeiro e atualmente através de seu empreendedorismo se tornou escritor, palestrante e empresário. 

Resumo da palestra: A palestra tem como objetivo identificar as barreiras que dificultam alcançar as metas estabelecidas, bem como, mostrar a importância em desenvolver foco nos objetivos propostos visando alcançar resultados positivos tornando a experiência profissional e de vida pessoal mais assertiva. 

  • DIA 16
Palestra: Materiais Acústicos 
Palestrante: Laurenice Silva Freire 

Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Pernambuco, Laurenice também é especialista em docência de ensino superior pela Uninassau, tendo lecionado na Escola Técnica de Boa Viagem, na CEAPE, na Uninassau, na Aeso, na FBV-Devray Brasil e na Faculdade Guararapes. Além disso, é analista de obras da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e atua em projetos arquitetônicos e acústicos. 

Resumo da palestra: Como os elementos influenciam o desempenho acústico e os diversos tópicos ligados a materiais acústicos que podem ajudar no conforto do ambiente. 

  • DIA 17
Palestra: Madeiras, Metais e Polímeros no Design 
Palestrantes: Fred Barros, Éder Trajano e Alfredo Lima 

Fred Barros tem graduação e pós-graduação em Design de Interiores pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA. Foi aluno e monitor na Escola de Artes, Desenho e Pintura no modelo Atelier Livre, com o mestre Jaques Wayne, e, nos últimos cinco anos, vem trabalhando em peças de decoração e mobiliário. Atualmente, tem projetos e criação de mobiliário em madeira, ferro e polímeros no escritório e atelier de Artes e Design com Alfredo Lima e Éder Trajano. 

Éder Trajano trabalhou como desenhista técnico de estampas para vestimentas nas cidades de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe entre os anos de 2003 e 2007. Atuou como designer de produto, desenvolvimento e fornecimento de luminárias para lojas de Natal, no Rio Grande do Norte, e João Pessoa, na Paraíba. Atualmente tem projetos e criação de mobiliário em madeira, ferro e polímeros no escritório e atelier de Artes e Design com Alfredo Lima e Fred Barros e realiza trabalhos solos como designer de produto. 

Alfredo Lima é artista plástico e escultor, tendo se formado em Design de Produto pela Universidade Federal de Pernambuco em 2008. Após 20 anos desenvolvendo peças escultóricas para publicidade e objetos de design, nos últimos 10 anos passou a se dedicar exclusivamente às esculturas autorais e ao design de produto. Em seu atelier próprio, desenvolve a produção de esculturas, objetos de arte, luminárias, mobiliário e acessórios com utilização de materiais como madeira, resina, cerâmica, cimentícios e metal. 

Resumo da palestra: Abordaremos a entrada desses elementos nos ambientes decorados e como eles podem personalizar e tornar agradável a vida social. 

  • DIA 20
Palestra: Arquitetura escolar: dialogando com o aprendizado 
Palestrantes: Roberta Pessoa de Melo e Ana Amélia Velloso 

Roberta é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em Arquitetura Educacional e Pós-Graduação em Ergonomia e Acessibilidade. 

Ana Amélia também é formada pela UFPE em Arquitetura e Urbanismo, tendo como especialização Arquitetura Educacional e MBA em Gestão de Obras e Projetos. 

Resumo da palestra: A palestra tem como intuito mostrar a importância de se planejar o local de ensino de acordo com a pedagogia da escola, armorizando a segurança e a saúde dos alunos sem deixar de lado o conforto e a estética dos ambientes. 

  • DIA 21
Palestra: A percepção da cor no projeto de interiores 
Palestrante: Andrea Reis, do Observatório da Cor 

Andrea é arquiteta e trabalha com projetos de arquitetura e de interiores. Desde 2005, é docente em cursos de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nas disciplinas de Projeto Arquitetônico, Projeto de Arquitetura de Interiores e de Teoria e Prática da Cor. 

Resumo da palestra: Apresentação do conceito de cor abordando seus aspectos físicos, fisiológicos, psicológicos e sociais, bem como sua utilização de forma harmoniosa em ambientes interiores. 

  • DIA 22
Palestra: Lojas do Futuro - A transformação do espaço a partir da fenomenologia arquitetônica 
Palestrante: Silvana Paes Barreto 

Silvana é graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Damas, tendo pós-graduação em Arquitetura de Interiores pela mesma faculdade. Profissionalmente, atuou como Designer de Interiores no escritório In Design - Projetos de Interiores. 

Resumo da palestra: A internet e as novas tecnologias, aliadas à globalização, vêm impondo transformações significativas no varejo, gerando novos negócios, ocasionando mudanças nos formatos dos empreendimentos e, como consequência, no projeto arquitetônico das lojas. Nesse cenário, as "lojas do futuro" são a grande tendência. A partir dos conceitos e de práticas fenomenológicas na arquitetura, apresenta-se como essa teoria pode contribuir para transformar os espaços tecnológicos das lojas em ambientes de experiências multissensoriais, mais humanos, significativos e culturalmente contextualizados – mas também capazes de fortalecer a imagem da marca e gerar lucro para a empresa através da arquitetura. 

O estudo é o resultado da pesquisa realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Damas, sob a orientação da Profª. M.Sc. Gisele Melo de Carvalho. 

  • DIA 23
Palestra: Projetos eficientes na arquitetura comercial de interiores 
Palestrante: Olga Duarte 

Com mais de 30 anos no mercado, Olga tem vasta experiência em Arquitetura Comercial, tendo trabalhado em lojas como Walmart, Lojas Americanas e Mister Pizza e nos shoppings Plaza, Center Recife e Tacaruna. Possui, em seu currículo, a gestão e implantação de projetos de 40 supermercados e 11 magazines, bem como a elaboração de aproximadamente 100 projetos para lojas de diferentes segmentos. Olga também integra a coordenação do Comitê Técnico de inauguração de Shoppings Centers. 

Resumo da palestra: As boas práticas para compatibilização dos projetos, e as demais ações necessárias para obter os melhores resultados antes, durante e depois da obra, com foco em ambientes comerciais e corporativos. 

  • DIA 24
Palestra: BIM para interiores, na prática 
Palestrante: Theo de Carvalho Barbosa 

Arquiteto e Urbanista pela UFPE, Engenheiro Civil pela UNICAP, Master em Revit pelo GAJ, Certificado Autodesk em AutoCAD, Revit Architecture e Revit Structure. Atualmente Mestrando em Engenharia com foco em Fotogrametria para geração de nuvem de pontos e modelagem BIM na UFPE. 

Resumo da palestra: A realidade, na prática, da execução de projeto de interiores em tecnologia BIM. De forma interativa, será mostrada as possibilidades e o passo a passo do processo de projeto por modelagem.

Postar um comentário

0 Comentários