Apac alerta para risco de enchente no Rio Capibaribe após fortes chuvas em Pernambuco

Toda a Região Metropolitana sofre com pontos de alagamentos nesta terça. - Foto: Reprodução/Rafael Carvalheira.

A Plataforma de Coleta de Dados (PCD) da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) localizada em São Lourenço da Mata registrou o nível do Rio Capibaribe acima da cota de alerta devido às fortes chuvas que atingem o Recife.

Por conta disso, a Apac emitiu um aviso de risco de enchente para as áreas ribeirinhas do Rio Capibaribe na cidade de São Lourenço da Mata. A chuva e a tendência de que o nível do Rio suba também podem provocar extravasamentos de canais ou córregos na zona urbana.

Além do risco de enchente informado pela Apac, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um aviso meteorológico especial para Pernambuco. O comunicado informa sobre a possibilidade de raios e rajadas de vento em áreas isoladas do leste do Estado até o fim da manhã da sexta-feira (14).

Confira a nota emitida pela Apac

Aviso de Risco de Enchente - Nº 4, elaborado em 13/06/2019 às 11h45

A PCD de São Lourenço da Mata registrou o nível do Rio Capibaribe acima da cota de alerta, devido às chuvas registradas nas últimas 24h. No momento, o nível do rio está com tendência a subir e, se permanecer com esta tendência, poderá atingir as áreas ribeirinhas do Rio Capibaribe na cidade de São Lourenço da Mata.

Devido ao evento metereológico que está ocorrendo deve ser considerada a possibilidade de alagamentos oriundos de extravasamentos de canais ou córregos, em especial aqueles localizados em zona urbana.

A Apac, juntamente com a CODECIPE permanece em estado de atenção. Novos avisos serão emitidos, caso ocorra modificação nas condições do tempo"

Nota do Inmet:

“Aviso Meteorológico Especial 062

AME 062.4 ESTADO DE PERNAMBUCO

Existem as condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de acumulado de chuva (perigo), chuva entre 30 a 60mm/h ou até 50 A 100mm/dia, podendo acompanhar descargas elétricas e rajadas de vento em áreas isoladas do leste do Estado, no período de 07:40h do dia 13/06/2019 às 10:00h do dia 14/06/2019.

INMET/MAPA 3º DISME /PE”

Barragens do Estado

Apesar das chuvas que caem na Região Metropolitana do Recife (RMR) e nas outras regiões do Estado, os níveis dos rios, de acordo com o Governo do Estado, estão normais nesta quinta-feira (13). As Plataformas de Coleta de Dados (PCD) mostram que os índices estão dentro da normalidade, inclusive nos reservatórios. Em Matriz da Luz, em São Lourenço da Mata, o volume acumulado é de 1.268.000,00 m³, o que representa 101,8% da capacidade. Na Barragem de Serro Azul, o volume acumulado chega a 16,6% da capacidade total. A Barragem de Tapacurá, também em São Lourenço, acumulou um total de 23.320.000,00 m³, 24,8% da capacidade total.
Anterior
Próxima

Blogueiro, editor do blog Merece Destaque, apaixonado por comunicação e por fotografia, Almir Neves gosta de inovar e aceitar novos desafios.

0 Comentários: