Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas sobre a primeira lavagem das roupinhas do bebê


Uma das dúvidas que nós temos quando estamos grávidas é sobre como fazer a primeira lavagem das roupinhas do bebê. Sabemos que a pele do bebê é delicada, e por isso é importante termos alguns cuidados na hora da lavagem do enxoval do bebê.

Além disso, de ser um momento para se preocupar com os cuidados com a pele do bebê, é um momento de muita emoção, separar as roupinhas para lavar, ver o varal cheio de roupinhas limpinhas do seu bebê e depois organizar tudo no quartinho que foi planejado para o novo integrante da família, é um sinal de que o momento da chegada do bebê está cada vez mais perto.

Agora vamos ver as dicas sobre a lavagem:

Quando começar a lavar as roupas do bebê?

O indicado é que a lavagem das roupas comece a partir da 30º semana de gestação (7º mês de gravidez). Aproveite e baixa gratuitamente o Guia Gravidez Semana a Semana e saiba sobre todos os preparativos para a chegada do bebê.

Precisa mesmo lavar tudo?

Todas as roupas do bebê precisam ser lavadas antes de usar. Além das roupas você precisa lavar tudo que vai encostar na pele dele, como os lençóis, gorrinhos, toalhas, paninhos de boca, luvas, kit berço e tudo mais que for ter contato com a pele do bebê.

Comece lavando as peças RN e tamanhos de 0 a 3 meses, além de roupas de banho e cama. O restante pode ser lavado conforme necessidade ou ainda antes do bebê nascer se você quiser ficar com o enxoval do primeiro ano do bebê prontinho, limpinho e já organizado.

Pode lavar na máquina?

Com toda certeza! E deve lavar na máquina! A lavagem na máquina é muito mais eficiente que a lavagem manual (além de ser mais prática), lavando na máquina você garante a remoção de todos os resíduos dos produtos.

Como lavar as primeiras roupinhas do bebê?

Para começar as roupas devem ser lavadas separadas das roupas do restante da família para evitar contato com suor, bactérias, perfumes e outros tipos de resíduos e sujeiras.

Separando as peças para lavar:

Eu aconselho a separar as peças principalmente por cores, para não correr o risco de manchar as peças claras. Separe em: Roupinhas brancas – roupinhas coloridas – toalhas, naninhas, fraldas, meias e bandanas – lençóis, cobertores e mantas.

E com as peças mais delicadas você pode colocar em saquinhos próprios para lavagem.

Qual produto usar para na lavagem?

É muito importante o uso de produtos hipoalergenicamente e dermatologicamente testados para cuidar das roupas dos bebês. Esses produtos especiais para bebês, como sabão em pó e amaciantes, são facilmente encontrados em supermercados.

Qual o processo de secar e passar as roupas do bebê?

O padrão é: seque e passe as peças normalmente, conforme informado na etiqueta das roupas.

Quem tem máquina de secar pode usar para as roupas do bebê. Para quem não tem seque tudo normalmente usando um varal.

E sobre passar as roupas? É mesmo necessário passar tudo?

Necessário não é, vai do gosto de cada família. Se você gosta de ter as roupas todos bem passadinhas então pode passar, se você está acostumada a tirar a roupa do varal e colocar direto no guarda-roupa também está tudo bem.

Se for passar as roupas do bebê não esqueça de remover as etiquetas e de passar as roupinhas todas pelo avesso.

Depois de tudo limpo e seco, é hora de organizar tudo no quartinho do bebê!

E agora é só esperar o bebê chegar!

Dicas passadas por: Gisele Cirolini, mãe de duas, Baby Planner certificada internacionalmente e fundadora do site https://www.soumae.org

Postar um comentário

0 Comentários