Eclipse Lunar será visto no Brasil de forma parcial nesta terça 16 de julho de 2019

Eclipse lunar. (Foto: Almir Neves/arquivo).
Um Eclipse Lunar Parcial será visível em todo o Brasil nesta terça-feira 16 de julho de 2019. A Lua Cheia nascerá parcialmente encoberta pela sombra da terra ainda ao entardecer, ao Leste, sentido onde o Sol nasce.

Portanto, será possível observar algumas fases do eclipse, tais como: máximo do eclipse parcial, final da fase parcial, final da fase penumbral, ou seja, poderemos ver o fenômeno de meados até o fim, de todo o território nacional.

Um eclipse lunar ocorre quando a Lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra. Para isso, é preciso ocorrer um alinhamento entre Sol, Terra e Lua, estando a Terra entre os outros dois.

Devido à inclinação do plano orbital da Lua em relação ao da Terra, os eclipses são pouco frequentes, pois só ocorrem quando a Lua cruza o plano orbital da Terra em alinhamento com o Sol.

Este eclipse será parcial porque o alinhamento entre eles não será perfeito e com isso, a Lua não será totalmente encoberta pela sombra da Terra. Na fase máxima do eclipse, a Lua estará 65% encoberta.
Anterior
Próxima

Blogueiro, editor do blog Merece Destaque, apaixonado por comunicação e por fotografia, Almir Neves gosta de inovar e aceitar novos desafios.

0 Comentários: