Slide

10/recent/ticker-posts

Alimentos que promovem o sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças

Para promover o sistema imunológico, prevenindo o desenvolvimento de algumas doenças e ajudando o corpo a reagir àquelas que já se manifestaram, é importante comer mais alimentos a base de fonte de vitamina C, como laranja, limão e tangerina e tomar um suplemento de vitamina C, efervescente ou em cápsulas.

Além disso, veja algumas dicas do que se pode fazer em caso de imunidade baixa:
  • Evitar o consumo de alimentos enlatados, pré-preparados e cheios de conservantes químicos;
  • Praticar exercícios físicos leves;
  • Ficar exposto ao sol no início da manhã por 15 minutos. 

A sensação de bem-estar produzida pela atividade física regular fortalece a imunidade e a exposição regular à luz solar também, devido à síntese da vitamina D.

Alguns exemplos de alimentos que ajudam a aumentar a imunidade são: alho, acerola, equinácea, caju, cenoura, goiaba, tomate, açafrão, nozes, chá verde, castanha do Pará e coentro.

Estes alimentos aumentam o sistema imunológico, pois fornecem calorias necessárias para a produção das células de defesa.

Sistema imune enfraquecido

O sistema imune fica enfraquecido quando o conjunto de mecanismos de defesa do organismo não defende o organismo como deveria, facilitando assim a instalação de doenças.

O sistema imune é composto pela porção branca do sangue, responsável pela produção de anticorpos sempre que o organismo é exposto a algum corpo estranho, como no caso de uma epidemia de meningite, por exemplo.

Mas, também pode se considerar mecanismo de defesa a pele e mesmo a secreção ácida do estômago, que neutraliza muitas vezes a atividade de microrganismos, impedindo que se desenvolvam dentro do corpo humano.

Dr. Sebastião Inácio tem experiência em pacientes adultos e idosos, graves e ambulatoriais. Atuou nas emergências do Hospital da Restauração, Hospital Agamenon Magalhães e Hospital das Clínicas. Em Caruaru foi médico das UTIS do Hospital Regional do Agreste e da Casa de Saúde Bom Jesus, além dos pacientes da Clinica Médica da Casa de Saúde Santa Efigênia. Atualmente atende em domicílios e também nos consultórios. Entre em contato pelo Whatsapp (81) 9.9854-7030.

Postar um comentário

0 Comentários