Slide

10/recent/ticker-posts

Com cinco casos de Sarampo confirmados em Pernambuco, Secretaria de Saúde fala sobre sintomas e prevenção da doença

Outros 219 casos suspeitos em Pernambuco estão em investigação.


Em 2019, A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou cinco casos de sarampo. São dois no Recife, dois em Caruaru e um em Taquaritinga do Norte, no Agreste. Há também uma morte e 219 notificações em investigação. Diante de dúvidas enviadas para o WhatsApp da TV Globo, gestores esclarecem questões como estoques de vacinas em municípios e como a população deve ser imunizada.

De acordo com o Programa Estadual de Imunização, o fornecimento da vacina tríplice viral, que previne contra sarampo, rubéola e caxumba, está normalizado. As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde e repassadas para os municípios.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que vem orientando os gestores das cidades sobre a importância de avaliar as necessidades do produto.

A vacina contra o sarampo é indicada para os seguintes grupos:
  • Crianças entre 6 meses e menores de 1 ano devem tomar uma dose da tríplice viral. Importante ressaltar que essas crianças precisarão seguir o esquema normal de imunização a partir dos 12 meses.
  • Indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral;
  • Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral;
  • Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

Medidas

No dia 16 de agosto, o governo de Pernambuco divulgou uma nova orientação para vacinação de crianças entre seis meses e menos de um ano de idade. A Secretaria Estadual de Saúde justificou que, por causa do “cenário epidemiológico”, a medida deveria ser implementada em nove cidades do estado.

Desde o dia 20 de agosto, o Ministério da Saúde recomendou que essa medida fosse ampliada para todas as cidades do país. Em Pernambuco, essa estratégia passou a ser adotada, segundo o governo.

Na quinta-feira (15), a secretaria informou que exames laboratoriais feitos na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, confirmaram dois casos de sarampo no Recife e dois, em Caruaru, no Agreste.

Todos têm relação com uma excursão realizada em julho, deste ano, a Porto Seguro, na Bahia. O governo investiga outros cinco casos envolvendo integrantes do grupo que fizeram essa viagem.

Essas investigações ocorrem em pessoas do Recife, Olinda, e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, além de duas em Bezerros, no Agreste. Todos passam bem. Os casos estão conectados a um paciente positivo de São Paulo, monitor da viagem.

Com a medida, o estado orienta a vacinação na nova faixa etária nas cidades que tiveram casos confirmados. Também são atingidos sete municípios do Grande Recife, Agreste e Sertão, onde há investigação rotineira de ocorrências.

Segundo a secretaria, essa medida é considerada uma “dose extra”. Portanto, o calendário normal de imunização deve ser seguido pela criança, com necessidade de nova vacinação a partir dos 12 meses e reforço aos 15 meses.

Sintomas

A secretaria informa que é preciso prestar atenção nos sintomas do sarampo. São eles: febre, manchas avermelhadas, que começam na cabeça e vão descendo para o restante do corpo, tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite.

Esse cuidado deve ser tomado sem levar em conta a idade ou se a pessoa tomou vacina alguma vez.

Também é preciso ficar em alerta para casos de pessoas com história de viagem para locais com circulação do vírus do sarampo, nos últimos 30 dias, ou de contato, no mesmo período, com alguém que viajou para local com circulação viral.

A notificação de caso suspeito de sarampo é obrigatória. Apresentando essa sintomatologia, é importante ir ao posto de saúde mais próximo para receber a devida assistência.

Postar um comentário

0 Comentários