Slide

10/recent/ticker-posts

Infestação de muriçocas e mosquitos assusta população em Santa Cruz do Capibaribe


Moradores de vários bairros de Santa Cruz do Capibaribe entraram em contato com a equipe do Blog Merece Destaque para relatarem suas preocupações e os transtornos sofridos devido à grande quantidade de muriçocas e mosquitos existentes na cidade.

De acordo com populares, ninguém aguenta a quantidade destes insetos, principalmente nos finais de tarde e a preocupação maior é que grande parte dos insetos vistos são aparentemente do Aedes Aegypti, o mosquito da Dengue.

Recentemente foi registrado um caso de Dengue hemorrágica em Santa Cruz do Capibaribe,  a forma mais grave da doença que causa alterações na coagulação sanguínea provocando hemorragias e se a doença não for rapidamente tratada, pode levar à morte.

Já é sabido que para prevenir a dengue é necessário evitar o acúmulo de água, uma vez que o mosquito deposita seus ovos em recipientes ou locais cheios do líquido. No entanto, existem diversas dicas que podem turbinar a prevenção da dengue. Veja:

  • Evite o acúmulo de água
  • Coloque tela nas janelas
  • Coloque areia nos vasos de plantas
  • Seja consciente com seu lixo
  • Coloque desinfetante nos ralos
  • Limpe as calhas
  • Uso de inseticidas e larvicidas
  • Uso de repelente

Atualmente, foi descoberto que a fêmea do Aedes Aegypti não se reproduz somente em água limpa e parada, pelo contrário. O mosquito pode se reproduzir em águas com altos níveis de poluição, como o esgoto por exemplo. A fêmea observa vários fatores influenciáveis ao crescimento das larvas, como a temperatura, luminosidade e resquícios de matéria orgânica. As larvas do Aedes são sensíveis à luz, o que faz com que se desenvolvam bem em águas turvas.

Como Santa Cruz do Capibaribe é uma cidade repleta de esgotos a céu aberto a quantidade de mosquito é muito grande e é necessário que haja a intervenção do poder público urgentemente para evitar infestação e proliferação de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

Postar um comentário

0 Comentários