Slide

10/recent/ticker-posts

Crise: Postos de Saúde estão cancelando atendimentos por falta de água, em Santa Cruz do Capibaribe


A crise hídrica está afetando a saúde pública de Santa Cruz do Capibaribe, no agreste de Pernambuco. Postos de saúde do município vêm cancelando atendimentos há algumas semanas por falta de água.

Moradores do Loteamento Dona Lica informaram à reportagem do Blog Merece Destaque que o posto de Saúde do Bairro passou muitos anos sem ter dentista e agora que um profissional foi aprovado em concurso e colocado para trabalhar no posto, não está podendo realizar seu trabalho porque os atendimentos odontológicos não podem ser realizados sem água e o posto não vem sendo abastecido.

O Blog apurou que o problema já vem acontecendo há várias semanas e que, quando o abastecimento é feito, a gestão divide um caminhão de água para vários postos, colocando apenas cerca de 4 ou 5 mil litros na cisterna de cada PSF, de forma que, em poucos dias a água já acaba e atendimentos são novamente cancelados.

Além dos postos de saúde, a falta de água tem impossibilitado o funcionamento de outros serviços públicos. De acordo com moradores do Bairro Santo Agostinho, uma creche chegou a suspender aulas há alguns dias no bairro porque faltou água.

Um fato que chama a atenção é que mesmo em períodos em que o abastecimento de água era feito com maior regularidade pela Compesa, alguns prédios públicos tinham o fornecimento cortado e passavam a abastecer com caminhões pipas.

Diante dos fatos, fica o seguintes questionamento: Falta água ou falta planejamento por parte da gestão municipal para organizar o abastecimento?

Postar um comentário

0 Comentários