Slide

10/recent/ticker-posts

Especialista esclarece como o tabagismo prejudica a saúde bucal

Saiba os malefícios que o hábito pode causar aos dentes.


Quando o assunto é odontologia, o cigarro pode ser considerado um grande vilão que causa diversos problemas como câncer, perda dos dentes, mau hálito, manchas, dentes amarelados, entre outros. Para conscientizar sobre os problemas do cigarro na saúde bucal, a cirurgiã dentista, Katarina Chaves, da Blanc Odontologia, fala sobre o porquê o tabagismo é um dos principais inimigos do sorriso.

A nicotina, um dos principais compostos químicos presentes no cigarro, é uma substância que adere a superfície do dente sendo uma das causas principais de amarelamento, podendo chegar até a tons mais escuros. O tabagismo também é um dos responsáveis pelas doenças periodontais. “O cigarro libera diversas toxinas e promovem o aquecimento da cavidade bucal”. O tratamento periodontal pode até não ter o mesmo sucesso esperado para um fumante do que para um não-fumante, pois o fumo dificulta a cicatrização da gengiva.

Diminuição da produção de saliva também é ocasionada pelo cigarro. A secreção contém substâncias participativas da limpeza da boca equilibrando a microflora bucal. “O resultado é uma mucosa bucal mais sensível a feridas na boca, fissuras na língua e aumento do risco de cáries, além da sensação de boca seca, dificuldade de mastigação, deglutição e até mesmo da fala”, ressalta Katarina. Alguns problemas podem afetar até a perda da dentição.

Os fumantes também são mais propícios a desenvolver o câncer bucal, precisando redobrar os cuidados com a higiene e as visitas periódicas ao dentista. O câncer bucal envolve a mutação gradual das células sadias na boca e pode ocorrer de várias maneiras. Ao inalar a fumaça, as substâncias químicas prejudiciais dos produtos com tabaco passam primeiro pela boca e pela garganta antes de atingir os pulmões. “Com o tempo e a exposição continuada, essas substâncias podem causar mudanças na cavidade bucal que podem levar ao câncer bucal”, comenta Katarina Chaves.

Postar um comentário

0 Comentários