Slide

10/recent/ticker-posts

Setembro Vermelho: especialista elenca exames de imagem que previnem doenças coronárias


O mês de setembro é dedicado a campanha de conscientização Setembro Vermelho, que aborda o desenvolvimento das doenças cardiovasculares. São dois os fatores de riscos para as doenças do coração: modificáveis e não-modificáveis. Entre os modificáveis: alimentação, atividade física e cessação do tabagismo. Predisposição genética está entre os não-modificáveis. Como a prevenção é sempre o melhor remédio, alguns exames de imagem podem ser feitos como forma de diagnosticar, previamente, problemas cardíacos. 

“Não há dúvida de que a melhor maneira de evitar os problemas cardiovasculares é reduzir a exposição aos fatores de risco como fumo, obesidade, diabetes, hipertensão, níveis altos de colesterol, estresse, vida sedentária. No entanto, alguns exames como eletrocardiograma, raio X de tórax, entre outros, podem ser feitos de rotina com o objetivo de prevenir ou diagnosticar precocemente o aparecimento de doenças cardiovasculares”, esclarece o médico cardiologista da Lucilo Maranhão Diagnósticos, Dr Leonardo Mello Motta. 

Abaixo o médico elenca alguns exames de imagem preventivos:

Raio X de tórax - Avalia o contorno do coração e da aorta. O exame permite observar se existem sinais de acúmulo de líquidos nos pulmões indicando a possibilidade de insuficiência cardíaca.

Ecocardiograma - Detecta insuficiência cardíaca, alterações do formato do coração e dos vasos, sopros cardíacos e ainda detecta presença de tumores dentro do coração.

Eletrocardiograma – O exame detecta arritmias ou batimentos cardíacos irregulares, avaliando alterações sugestivas de infarto recente ou antigo. O eletrocardiograma ainda sugere alterações hidroeletrolíticas como diminuição ou aumento de potássio no sangue.

Angiotomografia - O exame permite que o médico veja uma imagem 3D das artérias coronárias. A análise é feita com um tomógrafo (aparelho de Raio X) acoplado a um eletrocardiograma. O médico localiza o coração e injeta um contraste para que as artérias possam ser visualizadas num monitor.

Cintilografia do miocárdio - Avalia alterações na irrigação do sangue nas paredes do coração. Também é capaz de observar o funcionamento dos batimentos cardíacos na sua fase de esforço.

Holter – O exame detecta arritmias cardíacas que podem surgir em momentos variados do dia. Investiga sintomas de tontura, palpitação ou desmaios que podem ser causados por descompasso do coração, além de avalia o efeito de marca-passos ou remédios para tratar arritmias.

M.A.P.A – Investiga a variação da pressão ao longo do dia, quando há dúvidas se o paciente tem pressão alta. O exame também pode ser realizado com o objetivo de verificar se os remédios para controlar a pressão estão funcionando bem ao longo do dia.

Postar um comentário

0 Comentários