Slide

10/recent/ticker-posts

Dia do Agente Comunitário de Saúde é comemorado em Santa Cruz do Capibaribe


Nesta sexta-feira, 4 de outubro de 2019, eventos realizados Santa Cruz do Capibaribe marcaram este dia em que se comemora o dia do Agente Comunitário de Saúde.

Pela manhã, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, na Câmara de Vereadores do município, uma palestra motivacional para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Após a palesta foi feito o sorteio de um brinde e foi oferecido um café da manhã para os profissionais.



Por volta do meio dia, a Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe - AACOSCAPE ofereceu um almoço em um restaurante da cidade e também fez sorteios de brindes para seus associados.



O dia do Agente Comunitário de Saúde é celebrado anualmente no dia 4 de outubro.

O agente comunitário de saúde é um profissional que faz a ligação entre a comunidade e as unidades de saúde. A Lei n°10.507, de 10 de julho de 2002, regulariza a profissão.

Origem do Agente Comunitário de Saúde

A criação dos ACS tem sua origem no estado do Ceará quando foram criados em 1987. Na época, o objetivo era reduzir a mortalidade infantil, dar uma alternativa de trabalho às mulheres e, principalmente, estender o direito à saúde a todos os cidadãos daquele estado.

Rapidamente, o governo federal incorporou a ideia ao Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), em 1991.

Para ser um ACS é preciso ter o ensino fundamental completo, ser maior de 18 anos e ser aprovado num concurso público estadual ou municipal. Obrigatoriamente, o ACS deverá residir há pelo menos dois anos na microárea onde atuará.

Num país tão grande e problemático como o Brasil, os Agentes Comunitários de Saúde são fundamentais. Afinal, eles são responsáveis por:

  • Visitar as famílias de sua microárea e assim detectar doenças;
  • Ensinar normas de higiene;
  • Orientar as famílias sobre os serviços de saúde disponíveis;
  • Acompanhar o tratamento médico daqueles que necessitam;
  • Desenvolver atividades de promoção da saúde junto à população e ao lado de outros profissionais.

Postar um comentário

0 Comentários