Slide

10/recent/ticker-posts

Elaboração do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos é iniciada em Caruaru

Iniciativa é fundamental para garantir a segurança das operações de pouso e decolagem e para certificação do equipamento público, o levantamento será realizado também em outros aeródromos de Pernambuco.


O Governo de Pernambuco dá continuidade às ações necessárias para viabilizar a estruturação do Aeroporto Oscar Laranjeiras, em Caruaru. Começou ontem (24) e segue até próximo domingo (27), o levantamento das condições de navegação na região do terminal para o desenvolvimento do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos (PBZPA). O trabalho está sendo realizado por técnicos da Infracea, empresa especializada em operações aeroportuárias, contratada pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra).

O serviço é estratégico para garantir a segurança das operações aeroportuárias, porque identifica previamente possíveis obstáculos com potencial de interferir na segurança de voo das aeronaves. “Ele auxilia, por exemplo, para que no entorno do aeroporto não sejam erguidas edificações altas em um raio de 20 quilômetros, pois estas construções podem impactar na visibilidade dos pilotos durante os pousos e decolagens”, explica a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista. O trabalho integra e atende a uma normatização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECAEA) da Aeronáutica. 

Entre os dias 15 e 18 de outubro, os serviços necessários para o plano básico de zona de proteção já foram realizados no Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada, e, nos próximos oito meses, também acontecerão nos demais aeródromos do Estado de Pernambuco: Garanhuns, Salgueiro, Araripina e Arcoverde. O investimento para execução dos planos é de aproximadamente R$ 200 mil.

A reunião de partida para a execução dos trabalhos foi realizada no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), órgão da Aeronáutica responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo, a fim de mapear os obstáculos e administrar a construção de edificações no entorno dos aeródromos.

ARCOVERDE - Dando andamento às ações voltadas para o fortalecimento dos aeródromos regionais, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra-PE), lançou, na última quinta-feira (17/10), o edital de licitação para a contratação da empresa de engenharia que irá construir o muro do Aeródromo de Arcoverde. O investimento previsto para a execução das intervenções é de R$ 1.376.414,10. A estrutura será construída em concreto e, após a assinatura da ordem de serviço, deve ser concluída em 150 dias.

Postar um comentário

0 Comentários