Slide

10/recent/ticker-posts

DICA DO PEDIATRA - O QUE EU ACHO ERRADO

1 - NÃO AMAMENTAR - É o erro maior. Amamentar é o maior benefício, é a maior prova de amor que pode ser dada ao filho.

2 - MEDICAR SEU FILHO SEM A CONSULTA MÉDICA - Um tremendo perigo. O prescrição de medicamentos é um ato que só o médico tem capacidade de fazer. Comprar medicamentos que foram indicados por vizinhos, parentes e atendentes/donos de farmácia além de perigoso é uma atitude totalmente irresponsável.

3 - USAR MEDICAMENTOS "NATURAIS" - Cházinhos, lambedores, pomadas de raízes, lama de pote, óleo de piqui, etc., não tem nenhuma prova científica, fazendo com que os pais demorem a procurar ajuda do médico. Não acreditem nessas macumbas.

4 - "ESQUECER" DE DAR BANHO DE SOL - O raio do sol é quem ativa a vitamina D no nosso corpo; essa vitamina D vai colocar o cálcio no osso. Pela manhã e à tarde, leve seu filho com os braços e pernas desnudos para o banho do sol.

5 - DAR MAMADEIRA DE "BICADA EM BICADA" - Fazer aquela mamadeira antes de sair de casa, para ficar dando à criança aos poucos quando ela chora. O leite de mamadeira que já foi bebido pode azedar com mais facilidade.

6 - ALIMENTAR A CRIANÇA PELA MADRUGADA DEPOIS DO ERUPÇÃO DOS DENTES - Após o surgimento dos primeiros dentinhos, a higienização da boca deve ser feita toda vez que a criança comer (pano úmido). A criança deve fazer as 06 refeições diárias passadas pelo pediatra, NÃO COMENDO APÓS O LANCHE DA NOITE (ANTES DE DORMIR).

7 - AGASALHAR A CRIANÇA COMO SE ESTIVESSE MORANDO NO INVERNO DO RIO GRANDE DO SUL - Moramos no Nordeste brasileiro e nossas temperaturas não justificam o uso de casacos quentes. Bebês gostam mais do friozinho do que do calor. Use o bom senso.

8 - USAR ANDADOR (ANDA-JÁ) - Não faça isso. O uso do andador pode prejudicar ligamentos e tendões da bacia da criança, são responsáveis por grande número de acidentes, além de fazer com que a criança tenha MEDO DE ANDAR SEU O SEU USO. De anda-já não tem nada.

9 - SÓ USAR PROTETOR DE PELE COM FILTRO SOLAR QUANDO FOR PARA A PISCINA OU PRAIA - Use sempre, todo o dia e o dia todo. Eduque seu filho para usar o filtro solar (FPS 50) como você o ensina a escovar os dentre. Moramos num país campeão de câncer de pele.

10 - NÃO USAR CINTO DE SEGURANÇA OU CADEIRINHA NO CARRO - Já está mais que provado que esses equipamentos protegem a criança em caso de acidentes.

11 - PRESENÇA DE CRIANÇA EM COZINHAS - É um ambiente que, além de sujo e gorduroso, favorece os acidentes como queimaduras.

12 - FORÇAR A CRIANÇA A ALGO QUE ELA NÃO QUEIRA NAQUELE MOMENTO - Você consegue quase tudo com uma criança conversando e com paciência. Faz um grande mal ao pequenino o grito, a força a imposição. A cabecinha não vai entender porque aquele que deveria dar segurança e amor está tão violento. Seja pai ou mãe, não carrasco.

Dr. Carlos Queiroz é Pediatra, brasileiro, pernambucano, esposo, pai, avô de Davi e Luísa, cidadão aprendiz da arte de viver e esperançoso. Ele atende em Santa Cruz do Capibaribe, na Clínica Med&Fisio, localizada na Rua Júlia Aragão, 306, Bairro novo. Os telefones para contato são: (81) 3731-3263 / (81) 99122-8422.

Postar um comentário

0 Comentários