Slide

10/recent/ticker-posts

Ação na praia de Boa Viagem alerta sobre cuidados com a pele no verão

Atividade pretende alcançar 500 pessoas.


Na última semana, a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) informou que Pernambuco quebrou o recorde de temperaturas máximas absolutas. Com o sol intenso é preciso ter muitos cuidados com a saúde, principalmente com a pele. Para alertar a população, estudantes e tutores da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) promovem a campanha “Cuidado farmacêutico na fotoproteção”, associada ao Fórum Nacional de Farmácias Universitárias (FNFU). Será nesta sexta-feira (13), na praia de Boa Viagem, a partir das 7h.

Serão distribuídos folders e panfletos educativos, com várias orientações. A ação pretende alcançar 500 pessoas. A equipe vai conversar com os banhistas e pessoas que trabalham expostas ao sol na praia para orientá-los quanto ao uso do protetor solar e outras dúvidas sobre o tema, com jogos lúdicos (mitos e verdades).

“Há também a necessidade de multiplicar a informação que vários alimentos são considerados fotoprotetores dietéticos. A alimentação saudável deve ser constante, diária, e não pontual ao período de verão. Ela pode auxiliar, e não substituir, esta proteção à exposição solar”, destacou a coordenadora da ação, a farmacêutica Flávia Morais, que também é tutora de Farmácia da FPS.

São dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (2019) que o câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano e que, quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura. Por isso, torna-se importante esse movimento.

Algumas dúvidas que serão esclarecidas na ação:

- Qual o período de maior incidência da radiação ultravioleta (UV)?
- Se um protetor age sobre os raios UVA e UVB?
- Como se escolhe o Fator de Proteção Solar (FPS)?
- Como aplicar diferentes tipos de protetor solar?
- Qual o tempo para reaplicar?
- Quais informações existem nos rótulos dos protetores solares que são importantes para mim?

Postar um comentário

0 Comentários