Slide

10/recent/ticker-posts

Incêndio florestal é registrado em Taquaritinga do Norte


Mais um incêndio de grandes proporções foi observado no último sábado 14/12 em Taquaritinga do Norte PE, com uma área atiginda em torno de 20 hectares na região dos sítios Lagoa Dantas e Estreito, zona rural do município, o primeiro incêndio florestal de 2019. 

A pluma da fumaça pode ser vista a 50 km de distância condeslocamento para noroeste, pode ser vista por exemplo de vários pontos da cidade de Santa Cruz do Capibaribe.

Esse período com altas temperaturas e ausência de precipitação é combustível para alastramento de incêndios com grande potencial destrutivo, em sua esmagadora maioria de caráter criminoso, os incêndio florestais resultam em inúmeros prejuízos ao ambiente atingido, como a perca de cobertura vegetal que facilita a infiltração de precipitações no período chuvodo o que contribuir massivamente para a gradual e irreversível esgotamento dos aquíferos, reduzindo assim a oferta de água no período de escassez. Atualmente com a limitação do fornecimento de água por parte da Compesa, Santa Cruz é a maior consumidora das águas extraídas nas fontes de Taquaritinga, estima-se que diariamente são transportamos cerca de 1 milhão de litros por meio do famigerado carro-pipa. Incêndios florestais na região serrana de Taquaritinga do Norte influência negativamente no abastecimento alternativo em toda região.

Por Márcio Silva

Postar um comentário

0 Comentários