Slide

10/recent/ticker-posts

Agentes de Saúde paralisam cadastros de famílias por falta de condições de trabalho, em Santa Cruz

Os Agentes não recebem fardas e materiais de trabalho há cerca de quatro anos.

Foto: reprodução / Internet.
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Santa Cruz do Capibaribe paralisaram, desde o dia 30 de janeiro, os trabalhos de cadastramento dos domicílios e dos cidadãos do município, cadastros estes que são essenciais para que o município continue recebendo recursos do Ministério da Saúde para manter o funcionamento de postos de saúde e de toda a Atenção Básica em Saúde.

O motivo da paralisação dos trabalhos é que a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe não vem dando as mínimas condições de trabalho para que os ACS possam realizar esse cadastramento. Uma das principais dificuldades enfrentadas por estes profissionais de saúde é a falta de fardamento e crachá para que a população os identifique e possa recebê-los e passar os dados necessários para a realização dos cadastros.

"A gente tem enfrentado dificuldades para fazer este cadastramento porque há alguns anos a Secretaria de Saúde aqui de Santa Cruz não faz entrega de fardamento aos ACS e sem fardamento e sem um crachá que nos identifique, as pessoas ficam com medo de nos receber em suas casas e nos passar os dados necessários para o cadastro no sistema do Ministério da Saúde. Faz muito tempo que a diretoria da Associação dos Agentes de Saúde vem cobrando, através de ofícios, que estes fardamentos sejam entregues, no entanto, a última vez que recebemos camisetas, bonés e outros materiais necessários para nosso trabalho diário, já faz uns quatro anos". Disse um dos profissionais de saúde.

De acordo com os Agentes de Saúde, a secretaria de Saúde também sempre atrasa a entrega de protetores solares, descumprindo assim a Lei Municipal 1919/2010 que determina o fornecimento, gratuita e permanentemente, de filtro solar com, no mínimo, Fator de Proteção Solar 30 a todos os servidores públicos municipais que exerçam suas atividades laborais expostos ao sol.

O Blog Merece Destaque também procurou o Secretário de Saúde Dr. Nanau e o mesmo informou que o fardamento está sendo confeccionado e deverá ser entregue na próxima terça-feira, dia 4 de fevereiro.

Postar um comentário

0 Comentários