Slide

10/recent/ticker-posts

Lajedo de Pai Mateus - um lindo cenário natural em meio à Caatinga, no interior da Paraíba

Fotos: Almir Neves / Blog Merece Destaque.
O Lajedo de Pai Mateus é uma elevação rochosa localizada no Planalto da Borborema, no interior do estado da Paraíba. Localizado a 200km de João Pessoa, capital da Paraíba, e a 55km de Campina Grande, o lajedo tem cerca de 1,5 km2 de extensão e sobre ele, gigantescas rochas arredondadas com variados formatos dão ainda mais beleza ao lugar que fica localizado em meio à vegetação de caatinga no município de Cabaceiras, cidade conhecida como “Roliúde Nordestina” por já ter sido cenário de filmes, novelas e minisséries.

Veja vídeo:



O Lajedo de Pai Mateus está na Área de Preservação Ambiental do Cariri, que é usada como centro de reintrodução de espécies ameaçadas de extinção. Ali, em meio à imensidão da caatinga, está o Hotel Fazenda Pai Mateus, propriedade particular que administra a visitação ao Lajedo.


Segundo informações repassadas pelos guias locais, Pai Mateus foi um curandeiro ermitão que habitou o Lajedo na metade do séc. XVIII. A lenda conta que o curandeiro vivia sob uma gruta, onde hoje se encontram impressões de pequenas mãos humanas, levando a crer que ali acontecia alguma espécie de ritual de passagem. Além disso, o local também abrigou cemitérios dos primeiros povos indígenas a habitarem o local, os paleoíndios.

Quem desejar visitar o Lajedo, precisam ir até a recepção do Hotel Fazenda Pai Mateus e pagar uma taxa de R$ 30,00 por pessoa, que dá direito a um guia, para acompanhar os grupos de turistas.








Postar um comentário

0 Comentários