Ex-senador Armando Monteiro é diagnosticado com o novo coronavírus

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) - Foto: Leo Motta/JC Imagem.
O ex-senador Armando Monteiro (PTB-PE), de 68 anos, foi diagnosticado com o novo coronavírus. A confirmação saiu nesta sexta-feira (20). De acordo com a assessoria de Armando, ele esteve em Brasília para participar de algumas reuniões, na semana passada, e regressou a Pernambuco no último sábado (14). Na segunda-feira (16), sentiu alguns sintomas de resfriado. Daí, Armando se pôs em isolamento.

Ainda, de acordo com a assessoria de imprensa do ex-senador, ele está se sentindo bem e com cuidado redobrado na alimentação. Monteiro segue em isolamento domiciliar e com acompanhamento médico.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.