Slide

10/recent/ticker-posts

Durante a pandemia, conheça o poder do alho de aumentar nossa imunidade e prevenir doenças


Estamos vivenciando no Brasil e em vários outros países pelo mundo uma forte pandemia provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19). Por isso, é essencial redobrar os cuidados com a alimentação, que deve ser balanceada e com nutrientes que ajudam a reforçar as defesas do sistema imunológico.

Um dos alimentos mais eficazes para combater doenças é o alho, que é rico em nutrientes e tem propriedades terapêuticas comprovadas, pois contém substâncias que ajudam a proteger o corpo contra vírus, bactérias e fungos causadores de problemas de saúde. Seu efeito antimicrobiano ajuda a combater infecções e inflamações.

Alho: benefícios e propriedades

O alho contém vitaminas A e C, nutrientes com papel fundamental no bom funcionamento do sistema imunológico e suas deficiências estão relacionadas ao aumento de doenças infecciosas. Por isso, o alho é considerado um ótimo aliado na prevenção de gripes e resfriados. Estudos indicam que o seu consumo pode aumentar a função imune das células, sendo responsável, em parte, pela redução da intensidade dos sintomas relacionados a estas doenças.

Além da vitamina C, o alho contém boas quantidades de outros elementos antioxidantes como selênio, alicina e quercetina, que ajudam na proteção dos danos relacionados aos radicais livres, substâncias produzidas pelo corpo que podem ser prejudiciais, pois são associadas ao envelhecimento e à inflamação.

Comer o alho em jejum é uma ótima maneira de desintoxicar o organismo, além disso, se consumido de forma contínua e a longo prazo, podemos prevenir certos tipos de câncer, diabetes e problemas relacionados aos nervos e estados depressivos.

Para obter todos e cada um dos benefícios que o alho oferece, devemos consumi-lo preferencialmente cru, já que ao cozinhá-lo perdemos muitas de suas valiosas propriedades.

Na pior das hipóteses o sabor parece muito forte, devido ao teor de enxofre que o alho contem mas, se analisarmos todos os benefícios que essa hortaliça nos oferece, o cheiro passa a ser o menor dos problemas e passamos a consumi-lo sem tanta ressalva.

O mais recomendado é comer dois dentes ao dia, dessa forma poderemos usufruir de suas propriedades curativas.

Lembre-se que para evitar o sabor forte e o cheiro que fica depois de comer o alho podemos optar por comprimidos naturais próprios para eliminar esse tipo de efeito, e ainda tomando suco de limão ou mastigando uma folha de hortelã. O importante é que não nos privemos de obter os benefícios desse maravilhoso produto natural.

Postar um comentário

0 Comentários