Slide

10/recent/ticker-posts

Oftalmologista dá dicas de prevenção no combate ao coronavírus

Os olhos são portas de entrada do covid-19. Catarina Ventura, do IOFV, esclarece dúvidas.


Boca, nariz e olhos são as principais portas de entrada do novo coronavírus. Os governantes têm recomendado o uso de máscaras para proteger os dois primeiros. Mas e a visão? A oftalmologista Catarina Ventura, diretora do Instituto de Olhos Fernando Ventura, pontuou alguns cuidados que podem ser tomados com os olhos no combate ao novo coronavírus.

Como se pega o novo coronavírus pelos olhos?
A transmissão do coronavírus se dá de forma viral, pelo contato. Gotículas de saliva quando uma pessoa infectada fala muito próximo ou mãos contaminadas levadas aos olhos são as formas mais frequentes de transmissão.

É possível ser infectado pelo vírus no ar ou apenas se levar a mão até o olho?
A doença é transmitida através de contato (superfícies contaminadas, como as mãos, objetos, maçaneta, botão do elevador, corrimão de escada, apoio do ônibus.) e de gotículas da saliva (beijo, tosse, espirro, fala etc) . Não é transmitida apenas pelo ar.

O contágio acontece com o contato dessas gotículas com a nossa mucosa dos olhos, da boca ou do nariz.

A prevenção principal até então é o isolamento social. Mas para quem precisa ir às compras, trabalhar ou cumprir alguma atividade inadiável, como se prevenir de contrair o vírus pelos olhos?

A melhor prevenção é o isolamento social, lavagem das mãos com frequência com água e sabão, de preferência.

Precisando sair é necessário estar com álcool em gel disponível, evitar tocar em objetos (corrimão de escada, maçanetas, elevadores), evitar levar as mãos aos olhos. Caso seja um profissional de saúde que está na linha de frente é ideal o uso de óculos, assim evita as gotículas poderem tocar na mucosa ocular (conjuntiva).

• Ficar a pelo menos dois metros de pessoas doentes e/ou infectadas
• Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir com um lenço
• Utilizar máscara para casos mais graves
• Manter salas de trabalho e o seu lar bem ventilados
• Não compartilhar objetos pessoais
• Limpar lugares e objetos que são tocados com frequência.

Quem se descobre infectado pelo vírus, que cuidados tem que ter com os olhos para não passar para outras pessoas?

Os infectados devem estar em isolamento social, usar mascaras e intensificar a lavagem das mãos. Não deve levar as mãos aos olhos ou, se for necessário, fazer sempre lavar as mãos e fazendo a lavagem dos olhos.

Há alguma relação entre a conjuntivite e o coronavírus?

A conjuntivite pode ter causa viral, bacteriana, funginca, alérgica. Muitas conjuntivites se instalam conjuntamente a um quadro viral e respiratório, logo com o coronavírus é possível termos um quadro de olhos vermelhos, lacrimejando e sensação de areia como uma outra conjuntivite viral.

Informações enviadas pela assessoria

Postar um comentário

0 Comentários