A importância do Dia Mundial da Saúde Ocular para reforçar a necessidade dos cuidados com os olhos

OFTALMAX_ Paulo Saunders e Ermano Melo - Foto: Gleyson Ramos.

O Dia Mundial da Saúde Ocular, comemorado nesta sexta-feira (10), foi criado para alertar a população sobre a necessidade dos cuidados com os olhos, visando o acompanhamento ocular e tratamento precoce de doenças. De acordo com o primeiro relatório mundial sobre visão publicado em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 2 bilhões de pessoas no mundo tem uma deficiência visual. Do total, aproximadamente 1 bilhão tem uma deficiência visual que poderia ter sido evitada ou que ainda não foi tratada. "Por isso é muito importante que as pessoas procurem oftalmologistas e tenham acompanhamentos periódicos durante toda a vida, evitando complicações e garantindo melhor qualidade de vida”, destaca o oftalmologista da Oftalmax, Paulo Saunders.

“A falta de cuidados oculares pode ocultar uma série de problemas na visão que o indivíduo já pode ter e/ou desenvolver com o passar dos anos, como miopia, retinopatia diabética, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia, catarata, degeneração macular, glaucoma, entre muitas outras doenças”, alerta Saunders.

A visão é um dos sentidos mais importantes e complexos do corpo humano, merecendo cuidados especiais. Para ter conforto ocular, é necessário adotar alguns hábitos. “Mesmo que você não tenha nenhum sintoma de doenças, é importante manter os cuidados diários com o sol, reduzindo a exposição e usando óculos escuros com proteção para os raios UV, evitar coçar a região dos olhos, manter a área sempre limpa, dormir no mínimo 8h por dia, ter atenção no manuseio de produtos químicos e não fazer uso de colírios sem prescrição médica”, explica o oftalmologista da Oftalmax Ermano Melo.

Para correção de grau, restabelecendo a saúde ocular, a alternativa é a realização da cirurgia refrativa. “É um procedimento minimamente invasivo, que corrige miopia, hipermetropia e astigmatismo. O procedimento não requer internação, e a recuperação pós-operatória é rápida, permitindo retorno rápido às atividades profissionais”, explica Ermano Melo. “Antes de se submeter ao procedimento, é necessário exames pré-operatórios específicos. A recuperação é rápida e permite pronto retorno às atividades habituais. Quem tem mais de 20 anos, possui o grau estabilizado e deseja se livrar dos óculos ou lentes de contato pode recorrer ao procedimento cirúrgico”, finaliza.

Postar um comentário

0 Comentários