Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas do pediatra: Como oferecer leite materno ao bebê na ausência da mãe


Nem sempre a mamãe pode estar por perto para alimentar seu bebê. Isso se deve a diversos fatores, como por exemplo a mãe que voltou a trabalhar e não tem como amamentar o bebê durante o dia, ou aquela saidinha rápida até o mercado. O pai ou cuidador pode oferecer leite materno ordenhado para o bebê!

Mas COMO OFERECER LEITE MATERNO na AUSÊNCIA DA MÃE?
A resposta, para muitos, pode parecer óbvia: é só dar mamadeira, ué! Cuidado! A mamadeira é uma opção sim, mas não é a mais recomendada pois pode levar a um desmame precoce e causar a famosa confusão de bicos! Isso ocorre porque o bebê acaba preferindo o fluxo da mamadeira, mais rápido e contínuo, do que o fluxo do peito. Além disso, a forma do bebê sugar na mamadeira é completamente diferente da forma de sugar no peito e o bebê acaba confundindo os dois. Nessa briga, na maioria das vezes quem vence é a mamadeira.
Então o que posso fazer para evitar que isso ocorra?
- Copinho aberto: O bebê deve estar “semi-sentado” para evitar que se engasgue. O bebê vai sorvendo o leite do copinho aos poucos.
- Copo de transição com bico de silicone rígido: aquele famoso copo que costuma ter as alças ao lado. É recomendado que se retire a válvula, pois a ideia é o bebê não precisar fazer a sucção para beber o leite e sim tomar o leite que é derramado do copo. Esse por ter maior fluxo é recomendado para os bebês a partir de 4 meses, quando a mãe vai voltar ao trabalho.
- Colher dosadora: trata-se de uma colher acoplada a um recipiente de silicone originalmente usado para papinhas líquidas, mas que encontrou seu uso hoje para oferta de leite materno.
Lembre-se que nem sempre o bebê vai aceitar outra coisa senão o peito, portanto é preciso calma e paciência até que ele se habitue a tomar o seu leitinho de outra forma.

Dr. Carlos Queiroz é Pediatra, brasileiro, pernambucano, esposo, pai, avô de Davi e Luísa, cidadão aprendiz da arte de viver e esperançoso. Ele atende em Santa Cruz do Capibaribe, na Clínica Med&Fisio, localizada na Rua Júlia Aragão, 306, Bairro novo. Os telefones para contato são: (81) 3731-3263 / (81) 99122-8422.

Postar um comentário

0 Comentários