Magalu

Falta de atenção postural em atividades de lazer podem prejudicar a saúde da coluna

80% das pessoas sofrem com dores na coluna no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).


Quando fazemos atividades corriqueiras como limpar a casa, levantar caixas ou lavar louça, é natural que nos atentemos a postura, mas em momentos de lazer, essa preocupação acaba ficando de lado, como é o caso da dança, por exemplo. “Nestas horas, quando estamos nos divertindo esquecemos completamente da intensidade que é depositada na coluna, quadril e no joelho” – garante Bernardo Sampaio, fisioterapeuta e diretor clínico da unidade de Guarulhos do ITC Vertebral.

A dança é um importante aliado e queridinho das mulheres, pois além de ajudar no processo de emagrecimento, trabalha a flexibilidade do corpo, na diminuição da ansiedade, no aumento da autoestima e na tonificação dos músculos, além de proporcionar a sensação de bem-estar e alegria. A grande questão são os incômodos que costumam aparecer depois, que podem causar problemas mais sérios, como hérnia de disco.

Recentemente, a cantora Anitta expressou nas redes sociais o incomodo que sofre com uma hérnia de disco, que pode ter sido provocada desde a uma pré-disposição genética até a rotina exaustiva de shows. Já o cantor Péricles e o jogador de futebol do Atlético de Madrid, Diego costa precisaram passar por cirurgias após sentirem fortes dores na coluna decorrentes da mesma patologia.

“Quando falamos da coluna, é muito importante pensar na melhor forma evitar as lesões. Muitas vezes exigimos muito do nosso corpo sem saber, e esquecemos de dar a ele o devido descanso. Se você é uma pessoa sedentária, por exemplo, não tente arriscar passos que exijam muito da coluna, isso pode causar dores no dia seguinte e até complicações mais sérias” – explica.

Além de tudo, devemos lembrar que a coluna vertebral é responsável por sustentar todo o nosso corpo, desde membros superiores até os inferiores. Então, manter a saúde dela em dia, é fundamental para viver com qualidade. “Tente manter a postura quando sentado, sem ficar corcunda; evite pegar objetos pesados de uma só vez; tente colocar alguns travesseiros debaixo do joelho quando for dormir” – resume.

Vale ressaltar que ser uma pessoa ativa, fazer exercícios físicos, inclusive dançar, se praticado de forma correta, só trará benefícios. 

Sobre Bernardo Sampaio: Fisioterapeuta (Crefito: 125.811-F), diretor regional da Associação Brasileira de reabilitação de coluna - ABR Coluna e diretor clínico do ITC Vertebral e do Instituto Trata, de Guarulhos. Professor dos cursos de fisioterapia do Centro Universitário ENIAC (Guarulhos) e dos cursos de pós-graduação na Santa Casa de São Paulo e no Instituto Imparare. Possui experiência em fisioterapia ortopédica, traumatologia e esporte; e especialização em fisioterapia músculo esquelética, aprimoramento em membro superior e oncologia ortopédica pela Santa Casa de São Paulo.

Postar um comentário

0 Comentários