Slide

10/recent/ticker-posts

Alunas de Moda da Faculdade Senac criam negócios com foco na Moda Circular

Modelos de negócio foram desenvolvidos a partir de pesquisas realizadas no curso de Design de Moda da instituição em Caruaru.


Você já ouviu falar em Moda Circular? Inspirado nos conceitos de moda sustentável e economia circular, o termo faz referência à produção de roupas, calçados e acessórios de forma responsável, criando produtos biodegradáveis, duráveis e recicláveis ou reciclados. Mais do que teoria, no curso de Design de Moda da Faculdade Senac em Caruaru, o conceito vem ganhando solidez no campo prático, com a criação de negócios sintonizados à essa maneira de pensar a moda.

“Esses conceitos são muito discutidos no curso, porque a gente estimula o aluno dentro desses conhecimentos para que ele desenvolva e descubra novas possibilidades. Que ele invente, que ele propicie, que ele realize e resolva problemáticas do dia a dia”, explicou Luiz Clério Duarte, coordenador do curso de Design de Moda da Faculdade Senac em Caruaru. Juliana Barbosa e Ivanna Galindo são duas alunas que amadureceram seus negócios no ambiente acadêmico, dentro dessa perspectiva de moda circular. Juliana Barbosa está há quase um ano com sua empresa. Segundo ela, o modelo de negócio foi criado na Holanda por estudantes de Design. A proposta ela conheceu em pesquisas realizadas durante o curso, chegando a viajar para São Paulo para conhecer outras empresas. 

Nas pesquisas e visitas, Juliana percebeu que a “intenção era fazer com que as pessoas experimentassem a moda local e moda autoral, que a gente sabe que existe muita resistência em relação a isso. Então, elas proporcionavam que as pessoas pagassem uma assinatura e usufruíssem daquelas marcas”, explica, comparando o modelo a um “Netflix de roupas”. Além da possibilidade de alugar roupas com o pagamento de uma assinatura, o Ju Barbosa, espaço com guarda-roupa compartilhado que Juliana criou em Caruaru, também conta com um brechó, possibilitando a oportunidade de comprar peças com preços diferenciados. E tudo começou na faculdade: “Tive apoio e orientação dos professores e estou descobrindo, aprendendo muita coisa. Está sendo incrível”, disse a estudante, que está no terceiro período do curso.

Ivanna Galindo é outra aluna que desenvolveu um modelo de negócio com base na moda circular. Com a IV Galindo Acessórios Afetivos, ela faz produtos de moda com matéria-prima reciclada de diversas fontes e constrói uma nova peça, como resíduos de cerâmica e de artefatos de vestuário. Ela está ampliando a oferta de produtos e está com uma novidade que é a produção de objetos de arte para homewear. Ivanna chegou a participar da 1ª Rodada de Negócios de Moda Autoral, realizada durante a 29ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana de 11 a 12 de março, em Caruaru, e também foi representante da Faculdade Senac no Dragão Fashion, moda autoral da América Latina, em 2019. “Foi uma oportunidade muito boa a troca com os outros expositores”, relembrou a aluna.

Para Luiz Clério, os dois negócios estão se desenvolvendo na faculdade. O de Juliana nasceu durante o curso, e o de Ivanna está amadurecendo, a partir de processos de laboratório realizados ao longo da formação. “O curso sempre estimula que o aluno questione e se mobilize, que o aluno reflita sobre os conceitos. Mas que utilizem esses conceitos na construção de seus próprios negócios ou na solução das suas próprias necessidades”, explicou o coordenador ao reforçar a importância da formação superior.

Vestibular – Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2020.2 da Faculdade Senac Pernambuco. Em Caruaru, são oferecidas 60 vagas para o curso de Gestão de Recursos Humanos e 60 para os interessados em cursar Design de Moda. A seleção é realizada por prova on-line ou por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre os anos de 2014 e 2019, e com pelo menos 300 pontos. Ainda é possível entrar como portador de diploma ou por transferência externa. Os candidatos podem realizar as inscrições, que são gratuitas, pelo site da FacSenacPE, no link www.vestibular.faculdadesenacpe.edu.br

Serviço:
IV Galindo Acessórios Afetivos - @ivgalindo.acessorios
Ju Barbosa. Guarda-roupa compartilhado e Brechó - @jubarbosa.cc

Processo Seletivo 2020.2 – Faculdade Senac
Cursos de Design de Moda e Gestão de Recursos Humanos

Inscrições: 

- WhatsApp da secretaria da faculdade (81) 99840.3871

Formas de ingresso:
- Prova on-line;
- Notas do Enem de 2014 a 2019;
- Portador de diploma;
- Transferência Externa.

Edital disponível no link www.vestibular.faculdadesenacpe.com.br.

Postar um comentário

0 Comentários