Slide

10/recent/ticker-posts

Vaporização a seco em clínicas odontológicas é eficiente no combate à Covid-19, auxiliando na retomada dos atendimentos


Maior preocupação na desinfecção destes ambientes é com a grande chance de transmissão aérea do novo coronavírus por meio de equipamentos odontológicos que podem espalhar gotículas; Utilizado amplamente na Europa, o inovador sistema Nocotech, que vaporiza no ar combinação balanceada a base de peróxido de hidrogênio e prata, é o mais indicado como medida de proteção e segurança

Para um local de alto risco de contaminação por conta da geração de aerossóis das ferramentas de trabalho, como as canetas de alta rotação (brocas) e de ultrassom, a desinfecção no ambiente odontológico por meio da vaporização a seco tem se mostrado efetiva contra a Covid-19 e muitos outros microorganismos. Para oferecer segurança a colaboradores e pacientes, a Clínica Odontológica Ruben Falqueiro (Boituva, São Paulo), por exemplo, está utilizando uma tecnologia chamada Nocotech, reconhecido pela ANVISA, que consiste em um sistema de geração por vapor seco, que distribui as soluções biodesinfetantes em cada centímetro quadrado no ambiente sem deixar residual úmido.

A solução Nocotech, disponibilizada no Brasil pela empresa Devant Care, é constituída por equipamento de aplicação automatizada (sem qualquer intervenção humana), aliada às soluções de biodesinfecção, que cobre, com visão 360º, ambientes e as superfícies. O processo de desinfecção na clínica de 180m² dura 10 minutos e deve ser feito todos os dias a cada troca de turno de trabalho. A solução ainda age na eliminação de outros vírus, bactérias e microorganismos patogênicos, nocivos à saúde humana.


“Os aerossóis são um desafio cada vez maior em nossa realidade odontológica. Como realizamos procedimentos cirúrgicos, devemos adotar práticas que mitiguem ao máximo os riscos para que infecções não atinjam os pacientes durante e no pós-procedimento”, diz o Dr. Ruben Falqueiro, especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. Ele afirma que a maior preocupação é garantir local seguro e livre de vírus. “Um exemplo é a realização de procedimentos com implantes. A técnica necessária consiste na inserção de hastes fixadoras na gengiva chegando até o osso. Devemos garantir que tudo o que fazemos seja asséptico”.

“Está comprovado que a Covid-19 pode ser transmitida através de aerossóis e ambientes com maior circulação de pessoas têm maior quantidade de partículas suspensas, tornando-se mais propenso à propagação do vírus. É importante que os processos de desinfecção sejam realmente adequados e com eficácia comprovada”, diz Ivam Cavalcante Pereira Jr., diretor executivo da DeVant Care, empresa especializada em soluções automatizadas de biodesinfecção de ambientes e superfícies, e responsável pelo procedimento, que trouxe ao país a tecnologia Nocotech. 

Falqueiro afirma que o sistema Nocotech será uma solução permanente em seu estabelecimento e não somente para o momento pandêmico. “As ações que tomamos têm sido conjunto de aprendizado e mudança cultural para que possamos suceder na entrega de saúde e nos negócios, agora e daqui em diante”.

A Clínica segue as recomendações do Ministério da Saúde quanto à utilização de produtos regulados, os cuidados com a aplicação e uso, bem como com a frequência, proporcionando ambientes, superfícies e materiais adequados. Aos poucos vem retomando os atendimentos, preservando espaçamento de pelo menos 1 hora entre um paciente e outro, para ventilar ambientes, realizar a limpeza adequada, troca de itens descartáveis como protetores de cadeira, gorro, máscaras, luvas e aventais e preparação para recepção de novo paciente.

A DeVant Care é parceira exclusiva no Brasil da Oxy’pharm, empresa que desenvolveu a tecnologia Nocotech, já presente em mais de 85 países e validada por meio da normativa NF T 72:281-2014, garantindo consistência na aplicação e desinfecção eficiente de ambientes e superfícies por via aérea para a efetiva morte de bactérias, fungos, microbactérias e vírus, incluindo a Covid-19. Apenas 30% das soluções passam nos critérios da avaliação. Além disso, a solução não deixa qualquer residual seco ou úmido, garantindo que não há crescimento e resistência de microorganismos pós-aplicação. Ainda, sua formulação eco-friendly é biodegradável, não tóxica, não alérgica e não corrosiva e tem ação antimicrobiana e antifúngica.

PERFIL - DEVANT CARE

A DeVant Care é uma empresa provedora de soluções de limpeza e desinfecção, com portfólio de consumíveis, containers, equipamentos, mobiliário, transporte de produtos para saúde, projetos, coletores de perfuro cortantes e biodesinfecção de ambientes e superfícies, fundada em 2017 pelo executivo Ivam Cavalcante. Noventa por cento do seu portfólio é importado de parceiros da Alemanha, França, Turquia e China e, em breve, dos EUA. Conta ainda com fornecedores nacionais e a maior parte dos seus produtos são exclusivos. Sua rede de distribuição está espalhada em todo o território nacional e tem hoje cerca de 600 clientes ativos, entre eles o Hospital Santa Catarina, Hospital Santa Joana e o Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo. A DeVant Care é parceira exclusiva no Brasil da Oxy’pharm, empresa que desenvolveu a tecnologia Nocotech de biodesinfecção de ambientes e superfícies, já presente em mais de 85 países e que agora chega ao país.

Postar um comentário

0 Comentários