Slide

10/recent/ticker-posts

Natureza em Destaque: Caminheiro Zumbidor

Caminheiro zumbidor. Foto: Almir Neves.

A foto mostrada nesta publicação foi registrada por Almir Neves, no açude da Manhosa, em Santa Cruz do Capibaribe e mostra uma ave popularmente conhecida como caminheiro-zumbidor, cujo nome científico é Anthus lutescens, uma ave da ordem dos Passeriformes, da família Motacillidae.

A plumagem é uma mescla de rajados e bolas cinza escuras contra um fundo claro. Na barriga, um pouco mais amarelada, sem as cores escuras. A silhueta é de uma ave longilínea, acentuada pelo bico fino e a longa cauda. Pernas longas, finas e alaranjadas ou amareladas.

Sempre que canta, para de voar e cai alguns metros com as asas entreabertas. Em seguida, torna a bater asas para ganhar altura e canta novamente. As pernas são mantidas para baixo e as penas da cauda entreabertas, mostrando as penas laterais brancas. O canto é uma nota zumbida longa, aguda, acelerada, ficando ainda mais aguda no final. É mais fácil escutá-lo do que encontrá-lo, especialmente quando pousa no meio dos capins baixos. Mede cerca de 13 cm.

Caça invertebrados em características corridas entre o capim baixo e no solo. Quando escasseia o alimento de origem animal, no inverno por exemplo, ingere sementes.

Veja esta ave em vídeo:


Fonte: Wikiaves

Postar um comentário

0 Comentários