Slide

10/recent/ticker-posts

Férias de verão e saúde dos olhos: oftalmologista dá dicas de como cuidar das crianças durante o período

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,4 milhão de crianças no mundo apresentam perda de visão em algum grau.

Oftalmologista Catarina Ventura. Foto: divulgação.

O mês de dezembro chegou e, com ele, as férias escolares. Como a pandemia da Covid-19 ainda não chegou ao fim, a tendência é que as crianças passem mais tempo em casa. Para isso, é necessário que os pais redobrem a atenção aos filhos, pois o uso excessivo de dispositivos como computador, tablet, celular e TV pode prejudicar a visão dos pequenos. Não à toa, um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que 1,4 milhão de crianças no mundo apresentam perda de visão em algum grau. Já o Ministério da Saúde estima que 12,8 milhões de crianças brasileiras, entre 5 e 15 anos, apresentam deficiência visual por erros de refração não corrigidos. A oftalmologista Catarina Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura, destaca que o principal problema que pode ser causado é a miopia.

“Nas férias, as crianças aproveitam para utilizar as telas do celular e videogame em excesso. Isso pode causar miopia, um erro de refração que afeta a visão à distância das pessoas. Também pode causar olho seco e ardência. Os pais devem ser criativos, estimular brincadeiras ao ar livre, um parque, um clube, interagir com os pequenos. Claro, agora em tempos de pandemia, também precisamos ter atenção ao distanciamento social e uso de máscaras. Mas em relação aos olhos, quanto menos telas, melhor”, destaca a oftalmologista do IOFV.

Catarina Ventura explica que o ideal é que os olhos pisquem 15 vezes por minuto. “Quando estamos focados, atentos, lendo, vendo TV, no celular, ou dirigindo, piscamos em média cinco. Isso causa o olho seco”. Para a doutora, o papel dos pais é fundamental para a saúde ocular dos filhos, principalmente no período de férias.

Confira, abaixo, algumas dicas de Catarina Ventura para as férias:

  • Brincar ao ar livre;
  • Se for usar as telas, evite ficar mais de uma hora sem pausa. Faça intervalos, olhe pela janela, estimule a visão de longe;
  • Use colírios lubrificantes;
  • Pisque mais os olhos;
  • Se for assistir um vídeo no celular, pareie para a SmartTV. Quanto maior a tela e distância, melhor para os olhos;
  • Ar-condicionado e ventilador secam os olhos. Evite-os diretamente ao rosto;
  • Para os pais: dê exemplo. Evite ficar muito tempo no celular perto dos filhos.

Postar um comentário

0 Comentários