Slide

10/recent/ticker-posts

5 dicas para cuidar da sua saúde e elevar seu bem estar


Manter uma vida agitada e bastante produtiva pode ser um acontecimento de difícil conquista, mas muito visado, principalmente ao aliar esses fatores com mais saúde. Assim, por conta da tecnologia, as dicas para cuidar da sua saúde foram crescendo e o modo de vida mais equilibrado vem ganhando espaço.

Por esse motivo, no presente artigo abordaremos uma série de componentes que podem ser utilizados para os cuidados - tanto do corpo em geral como de dimensões específicas, como a saúde mental que vem ganhando atenção.

Além do mais, é importante notar que a saúde mental está totalmente ligada à autoestima e também aos cuidados pessoais, como tratamentos estéticos dentários como a lente de contato dente, abarcando diversos âmbitos da vida.

Conheça agora algumas das dicas para manter uma vida saudável, tranquila e com muita qualidade.

Dicas para manter a saúde física

Manter o corpo saudável pode ser uma tarefa bastante árdua, principalmente porque a tecnologia nos proporcionou uma vida de comodidades.

Entretanto, a mudança de hábitos deve ocorrer gradualmente, para que a sua vida tenha muito mais qualidade. Abaixo falaremos sobre dois componentes fundamentais para manter a saúde física. 

1. Prática de atividades físicas

A prática das atividades físicas são uma das mais importantes para quem busca uma maior qualidade de vida.

Isso acontece porque quando o corpo se movimenta uma série de substâncias como a adrenalina e a endorfina são liberadas no corpo, causando a sensação de bem-estar.

Como a rotina de quem trabalha e estuda é mais corrida, aconselha-se começar com atividades mais leves e que sejam do agrado.

Em pouco tempo os resultados aparecerão e tratamentos que estão em andamento como o aparelho ortodontico transparente tendem a apresentar resultados mais rápidos sem sofrer interferência pelos exercícios.

Assim, recomenda-se começar gradualmente, realizando exercícios a cada uma ou duas vezes na semana.

2. Alimentação saudável

A nutrição adequada é muito importante para termos uma vida com mais qualidade e de modo a proporcionar mais bem-estar no cotidiano, principalmente porque ela nos dá os nutrientes necessários para enfrentarmos os afazeres do dia a dia.

Quando a alimentação é fraca em nutrientes, o corpo fica exposto a diversos organismos invasores e problemas biológicos, como vírus, bactérias e protozoários. Por isso é fundamental que a alimentação seja balanceada. 

Alguns alimentos que devem estar presentes na sua dieta são: 

● Legumes;
● Verduras;
● Frutas;
● Proteínas;
● Ômega 3.

Além disso, cabe ressaltar que o cuidado com a alimentação está atrelado com o cuidado com a saúde bucal.

Afinal, ao consumirmos alimentos ricos em determinadas substâncias como o cálcio, os dentes ficam mais fortes e procedimentos como o clareamento dental com moldeira apresentam resultados mais duradouros ao haver a recomposição do esmalte dental - que protege a estrutura.

Assim, a prática de exercícios e uma alimentação saudável são muito necessários para a saúde física de modo geral, inclusive a saúde mental.

Abaixo falaremos sobre o cuidado com a saúde mental que vem sendo tema de diversos debates na sociedade e que contribuem para uma vida com mais qualidade.

Dicas para manter a saúde mental

Além do aspecto físico, o aspecto mental é fundamental para uma vida saudável.

Além disso, problemas emocionais e mentais como ansiedade, síndrome do pânico e até depressão interferem diretamente na resposta do corpo e podem ter medidas paliativas e de prevenção, bem como podem ser melhor controladas com algumas práticas.

Do mesmo modo que um implante dental ajuda na falta dos dentes naturais, o cuidado com a saúde mental evita o aparecimento de distúrbios e até disfunções físicas.

Abaixo falaremos sobre algumas dicas de como manter a saúde mental e, consequentemente, melhorar a saúde do corpo.

1. Faça a psicoterapia 

A psicoterapia é o acompanhamento emocional e psicológico do desenvolvimento psíquico e cognitivo da pessoa por meio de um profissional de saúde mental, principalmente com o psicólogo.

A psicoterapia é procurada pelo paciente e o profissional fará uma avaliação do seu estado mental, nível de estresse e definirá se a psicoterapia deverá continuar e os melhores métodos de tratamento.

Assim, é um passo fundamental para lidar com problemas emocionais, familiares e também profissionais, inclusive com si mesmo (contribuindo com a descoberta dos próprios gostos e limites). Ou seja, é como uma jornada de autoconhecimento.

2. Meditação

A meditação ajuda o indivíduo a se concentrar e trabalhar a respiração, além de acalmar em momentos tensos e conflituosos, alinhando o pensamento e a conhecer as respostas do corpo frente aos acontecimentos.

Existem variadas técnicas de meditação, sendo uma das mais procuradas a mindfulness que traz mais atenção, concentração e relaxamento.

3. Cultivar laços sociais

Manter laços sociais com família e amigos é fundamental para que em recaídas e momentos ruins na vida, o cuidado se torne um grande suporte para enfrentar as adversidades da vida.

Portanto, as dicas aqui apresentadas podem ajudar no desenvolvimento de uma vida saudável, agradável e com muito mais qualidade, sem que haja o desenvolvimento de doenças de forma precoce ou agravamentos diversos, bem como efeitos psicossomáticos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Postar um comentário

0 Comentários