Slide

10/recent/ticker-posts

Aves migratórias raramente vistas na Caatinga são registradas em Santa Cruz do Capibaribe. Veja vídeo


Aves migratórias da espécie Calidris fulcicollis, visitantes do hemisfério norte, migrantes de longa distância, de invernada no norte da América do Sul, raramente vistas no bioma Caatinga, foram registradas no Açude da Manhosa, em Santa Cruz do Capibaribe, no agreste de Pernambuco.

O primeiro registro da espécie na Caatinga Pernambucana e publicado no site WikiAves aconteceu no ano de 2019 pelo fotógrafo e ornitólogo Almir Neves e desde então as aves visitam o município anualmente durante sua migração.

De acordo com o WikiAves, esta espécie foi registrada em apenas seis municípios pernambucanos, sendo eles: Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca, Petrolina, Recife e Santa Cruz do Capibaribe.

O nome popular da espécie é maçarico-de-sobre-branco, uma ave da ordem Charadriiformes da família Scolopacidae. Estas aves realizam a sondagem em lodaçais para se alimentar através da visão em águas rasas. Alimenta-se principalmente de insetos, moluscos e também de algum material vegetal encontrado na água.

Os adultos da espécie têm pés pretos e um bico com uma ponta fina e escura. O corpo é marrom escuro na parte superior e, principalmente, branca por baixo, com listras marrons no peito e um traseiro branco. Eles têm uma tarja branca sobre os olhos. Esta ave apresenta longas asas durante o voo. No inverno, a plumagem desta espécie é cinza pálido na parte superior. Uma das melhores características de identificação são as longas asas, que se estendem além da cauda quando as aves estão pousadas.

Seu habitat de reprodução é a tundra do norte em ilhas do Ártico, do Canadá e do Alasca. Constrói o ninho no chão, geralmente bem escondido na vegetação. Põe em torno de 4 ovos que são incubados por aproximadamente 22 dias. Apenas a fêmea choca os ovos.

Com informações do site wikiaves.com.br

Postar um comentário

0 Comentários