Slide

10/recent/ticker-posts

Cascavel de grande porte é flagrada atravessando a estrada da Vila do Pará, em Santa Cruz do Capibaribe


Uma serpente da espécie Cascavel foi flagrada pelo leitor do Blog Merece Destaque, Ivan Games, atravessando a estrada que dá acesso à Vila do Pará, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco.

A Cascavel, cujo nome científico é Crotalus durissus, habita campos abertos de cerrados, áreas pedregosas e secas e tem hábitos Crepuscular e noturno.

A cascavel possui um chocalho na extremidade da cauda. Ao contrário do que se pensa, o número de anéis no chocalho da Cascavel, não representa sua idade, ou seja, se uma cascavel possui 10 anéis no chocalho isso não quer dizer que ela tenha 10 anos de idade. As cascavéis mudam de pele de 2 a 4 vezes por ano e a cada vez que isso ocorre, acrescenta um novo anel no chocalho. Alimenta-se de pequenos roedores. A reprodução é vivípara e ocorre no período de novembro a fevereiro. Em média nascem de 16 a 24 filhotes. È venenosa.

As Cascavéis são perigosas, mas não agressivas e fogem rapidamente quando avistadas. A espécie encontrada no Brasil possui veneno neurotóxico, que atua no sistema nervoso e faz com que a vítima tenha dificuldades de locomoção e respiração. Diferente de seus parentes da América do Norte, que possuem propriedades proteolíticas (necrosante).

Com informações da Fiocruz

Postar um comentário

0 Comentários