Slide

10/recent/ticker-posts

Vagas para idosos nem sempre são respeitadas


Nova ação educativa do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), desta vez nos shoppings Recife e Patteo, detectou que as vagas reservadas para idosos, nem sempre são respeitadas. Nos dois centros de compras foram emitidas 86 “Multas Morais” (quando ocorre o registro simbólico com informações educativas e sem valor legal), neste sábado (15) e domingo (16). A iniciativa faz parte das atividades do Maio Amarelo, movimento em prol da conscientização de segurança no trânsito, que este ano aborda “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

A equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran-PE aplicou 28 multas morais no Shopping Patteo e 58 no shopping Recife. Outro ponto observado, é que alguns motoristas até estavam na vaga correta, porém sem a credencial devida. Junto com a Multa Moral, quem não respeitou a legislação encontrou no para-brisa uma mãozinha com o polegar para baixo, como sinal de reprovação.

Além disso, os educadores do Detran-PE constataram que os motoristas costumam respeitar os espaços específicos para cadeirantes. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar o veículo nas vagas reservas às pessoas com deficiência ou idosos, implica numa infração gravíssima. A multa é de R$ 293,47 com sete pontos na carteira de habilitação.

Já os condutores que utilizaram as vagas de forma correta somaram 188, sendo 85 no Patteo e 103 no Shopping Recife. No caso deles, o para-brisa estava marcado com o sinal de legal, como incentivo à boa conduta. As ações vão ocorrer durante todos os finais de semana de maio em shoppings da Região Metropolitana do Recife. No próximo final de semana, dias 22 e 23, será a vez do Shopping Camará, em Camaragibe, e do Plaza, no Recife. No Camará, a ação vai contar com a participação da Guarda Municipal de Camaragibe, que estará atualizando as credenciais ou tirando novas.

Durante todo o trabalho, as equipes do Detran-PE, estão usando equipamentos de proteção individual, utilizando álcool 70% e respeitando a distância recomendada, conforme as normas sanitárias. De acordo com o diretor-presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, com a multa moral “Estamos despertando a consciência dos motoristas para o respeito ao próximo e um trânsito mais cidadão”.
Além dos Shoppings Recife e Patteo, a ação já foi desenvolvida nos shoppings Rio Mar e Tacaruna, e estão previstas para o Plaza, Camará, Costa Dourada e Guararapes, alternadamente nos finais de semana do dia 22 ao dia 30 de maio. Nas praças de alimentação, os centros de compras também estarão divulgando vídeos alusivos ao Maio Amarelo. Durante o mês, o Shopping Recife vai iluminar o prédio com as cores da campanha.

Postar um comentário

0 Comentários