Slide

10/recent/ticker-posts

Dores de cabeça podem ser causadas por problemas bucais; veja como identificar e tratar o problema


Tomar um remédio, dormir mais um pouco, tentar relaxar e até mesmo comer são algumas das coisas que costumamos fazer quando sentimos enxaqueca. Afinal, com mais de 150 tipos diferentes de dor de cabeça, segundo a Sociedade Internacional de Cefaleia, fica difícil saber a causa exata. Ruim mesmo é quando, depois de tentar tudo, o incômodo persiste. Nem todos sabem, mas há dores de cabeça cujas causas estão associadas a problemas bucais.

Segundo Daniela Borba, dentista especialista em odontologia do sono, ortodontia e ortopedia facial, problemas dentários podem ter relação direta com dores de cabeça. "Geralmente, esse tipo de dor está relacionada ao bruxismo e ao apertamento dentário", alerta Daniela. "Mas problemas na oclusão e na maneira como articulamos os dentes superiores e inferiores também podem ser os responsáveis", emendou.

A especialista explica ainda que perder dentes ou mau posicionamento dos mesmos acabam exigindo mais esforço muscular para funcionamento do nosso sistema estomatognático — que é o conjunto de estruturas bucais —, o que pode gerar fortes dores musculares na região de bochecha, lateral de testa, pescoço e também nos ombros.

De acordo com a cirurgiã-dentista Kamila Godoy, membro da Associação Brasileira de Ortodontia, quando a dor de cabeça tem causas bucais ou dentárias, ela é chamada de "dor referida". "Recebe esse nome porque a causa da dor está num local diferente de onde ela se manifesta", esclareceu.

Há seis anos, a estudante Hariane Barbosa, 23, descobriu que tinha bruxismo. Atualmente, ela pratica o bruxismo involuntariamente, principalmente quando está ansiosa ou estressada. "Eu não percebo que faço isso, mas logo depois vem a dor de cabeça", desabafa. Ela ainda não realiza nenhum tipo de tratamento, mas pretende iniciar em breve. "Sinto que na pandemia meu quadro se agravou por conta da ansiedade constante", disse.

Já a professora Natália Montarroios, 24, descobriu o bruxismo quando dividia o quarto com parentes. "Eles não conseguiam dormir durante à noite por conta do meu bruxismo. Foi aí que considerei a possibilidade de esse ser o motivo das minhas dores de cabeça constantes e duradouras durante o dia", comenta. Assim que descobriu, a professora foi ao dentista e iniciou o tratamento com placas dentárias, porque houve um desgaste dos seus dentes.

Além do cuidado com os dentes, os tratamentos para problemas bucais que podem causar as dores de cabeça incluem toxina botulínica para relaxamento da musculatura envolvida, placas miorrelaxantes intraoral, acupuntura e fisioterapia. "É preciso, primeiro, identificar a origem do problema. E é de extrema importância estar atento a todos os sinais, porque, além das dores, pode ocorrer fraturas, desgastes e até a perda dental", frisa a dentista Daniela Borba.

Postar um comentário

0 Comentários