Slide

10/recent/ticker-posts

Julho Verde: a importância do cirurgião-dentista no tratamento do câncer de Cabeça e Pescoço


Estamos no Julho Verde, mês de prevenção Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço. Pouca gente sabe, mas a doença pode atingir boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago cervical, tireoide e seios paranasais. Desta forma, a atuação do cirurgião-dentista é muito importante na equipe multidisciplinar no tratamento.

De acordo com o tutor de Odontologia da Faculdade Pernambucana de Saúde, João Monteiro, o tratamento oncológico de cabeça e pescoço pode provocar reações adversas na cavidade oral. O cirurgião-dentista pode intervir na prevenção de possíveis lesões e em alterações já instaladas em decorrência do tratamento.

“O cirurgião dentista participa na realização do tratamento odontológico antes do tratamento do câncer da cabeça e pescoço (fase de radiação). Participamos do diagnóstico, do atendimento antes da realização do tratamento do câncer e também na reabilitação, já que o paciente pode ter danos em parte dos maxilares”, disse Monteiro.

Os procedimentos odontológicos realizados durante o tratamento oncológico amenizaram os sinais e os sintomas das manifestações bucais, principalmente os sintomas de xerostomia e de dor, proporcionando melhora no quadro clínico e qualidade de vida dos pacientes.

Julho Verde

A campanha Julho Verde, lançada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), chama a atenção para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, responsável por cerca de 10 mil mortes a cada ano no país.

Postar um comentário

0 Comentários