Slide

10/recent/ticker-posts

Jiboia de grande porte é encontrada morta em estrada na Zona Rural de Santa Cruz do Capibaribe


Uma Jiboia (Boa constrictor) medindo cerca de dois metros de comprimento foi encontrada morta,  na noite da quinta-feira, 26 de agosto, na estrada que dá acesso ao sítio carrapicho, na Zona Rural de Santa Cruz do Capibaribe, no agreste de Pernambuco.

De acordo com Adriomar Lima, ele seguia até a Zona Rural quando se deparou com o animal morto na estrada, com a cabeça esmagada.


Apesar de ser um animal que não é venenoso e não oferece risco aos seres humanos, infelizmente, algumas Pessoas acabam matando por não terem o conhecimento da importância destes animais na natureza.

As jiboias são serpentes de porte médio, Podem chegar ao tamanho aproximado de 4 metros e podem viver até 20 anos. Possuem cores que variam de creme a marrom ou cinza, com manchas geométricas escuras. Seus padrões de cores agem muitas vezes como uma camuflagem eficaz, tornando-as extremamente difíceis de serem visualizadas em ambiente natural. Os animais mais jovens tendem a ter cores mais brilhantes.

Essa espécie tem uma distribuição ampla na América do Sul, ocorrendo nas cinco regiões do Brasil e habitam florestas tropicais, cerrados e caatingas. Se alimentam de mamíferos, aves e anfíbios e são muito importantes para o controle ambiental, evitando infestação de ratos, por exemplo.

Curiosidades: É a segunda maior serpente brasileira. Possui olhos com pupila vertical e cabeça triangular. No Brasil, existem duas subespécies: a Boa constrictor constrictor (BCC) e a Boa constrictor amarali (BCA). A primeira é amarelada, de hábitos normalmente mais pacíficos e encontrada principalmente na região norte e nordeste. A outra, pode ser encontrada mais ao sul, sudeste e centro oeste do Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários