Slide

10/recent/ticker-posts

Óculos x máscaras: oftalmologista alerta sobre riscos de forçar a visão

Muitas pessoas têm deixado os óculos de lado para não embaçar. Médico Alexandre Ventura fala sobre os possíveis problemas.


Quem usa óculos sabe: em tempos de pandemia, é um tal de “coloca óculos, tira óculos” e a eterna luta para não embaçar as lentes, por conta do uso das máscaras. Devido a essa dificuldade, muita gente tem optado em não usar o objeto. Mas, de acordo com o oftalmologista Alexandre Ventura, médico do Instituto de Olhos Fernando Ventura, forçar a visão pode trazer alguns problemas.

De acordo com ele, as lentes embaçam porque os óculos têm uma temperatura mais fria que nosso corpo e respiração. Isso explica o embaçamento das lentes quando saímos de um ambiente quente para um frio e vice-versa. Desta forma, quem está evitando o objeto pode sofrer com os seguintes problemas:

1. Visão embaçada

“Acontece quando forçamos a visão, pois os olhos passam muito tempo tentando se ajustar para enxergar corretamente, até que se desgastam e apresentam dificuldades para continuar exercendo sua função. Os olhos, então, vão precisar de um descanso para voltar ao normal”, pontua Alexandre Ventura.

2. Olhos secos

“Geralmente, quando forçamos a vista, não piscamos os olhos. O recomendado é que pisquemos, pelo menos, 15 vezes por minuto. Olhos ressecados provocam incômodos como a ardência. O tratamento mais comum é o uso de lágrimas artificiais”, acrescenta o médico.

3. Dor nos olhos

“Todo excesso faz mal. Forçar a vista faz com que os olhos comecem a arder ou até doer. Toda pausa para fechar os olhos ajuda”, diz Ventura.

4. Dor de cabeça

“Forçar músculos ao redor dos olhos pode causar dor de cabeça. Muita gente acaba tomando analgésico para se livrar das dores, mas é preciso entender o que está causando esse problema”, ressalta o oftalmologista.

Soluções

Para Alexandre Ventura, duas alternativas podem auxiliar no combate a esse problema dos óculos embaçados durante o uso de máscaras. A primeira delas é lavar o objeto com sabão amarelo. “Ele tem que ser seco, pois vai criar uma película uniforme, e depois limpa com um lenço específico”.

Outra alternativa é a cirurgia refrativa, que faz com que a pessoa se livre dos óculos para sempre e com a visão perfeita. “O procedimento é simples e não necessita de internação. Alguns planos de saúde cobrem. Se colocarmos na ponta do lápis, compensa até financeiramente, pois há muito gasto anual com óculos, lentes, produtos de limpeza para o objeto, entre outros”, finalizou Alexandre Ventura.

Postar um comentário

0 Comentários