Slide

10/recent/ticker-posts

Preços dos combustíveis: o porquê de tantas variações?

Aumentos na gasolina já chegam a 51%, no acumulado do ano até agora.


Os consumidores se deparam por diversas vezes com as variações constantes nos preços dos combustíveis comercializados nos postos. Inclusive, o acumulado de aumentos na gasolina, por exemplo, já chega a 51% ao longo do ano de 2021. Qual o motivo dessas mudanças radicais no mercado? O economista e professor da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Ugor Tadeu, ajuda a responder essa questão.

Segundo ele, a resposta correta não está somente na demanda crescente ou carga tributária excessiva de impostos, ao contrário do que muitos imaginam. A razão principal está relacionada a oferta dos produtos derivados de petróleo WTI (West Texas Intermediate) como referência, porque são commodities importadas dos países grandes produtores mundiais, cujas cotações de preços variam diariamente e também são determinados pela da taxa de câmbio.

O economista dá um exemplo prático dessa situação de instabilidade nos preços. “No início de março, o Governo Federal estabeleceu um incentivo fiscal, durante um período de dois meses, que zerou as alíquotas dos tributos PIS e Cofins incidentes sobre os combustíveis para compensar elevação dos preços do petróleo com alta do dólar. Todavia, observamos um resultado prático desfavorável aos consumidores, com aumento real dos preços agregados vendidos nos postos de combustíveis”, explica Ugor Tadeu.

“Portanto, podemos afirmar que as mudanças nos preços praticados nas distribuidoras e postos de combustíveis dependem essencialmente das condições do ambiente externo no mercado internacional, que apresenta alta volatilidade com variações relevantes para cima ou baixo e que causam impactos diretos aos consumidores”, conclui o economista.

Dicas para economizar

Diante desses aumentos recorrentes, uma das opções que pode ajudar o consumidor brasileiro a gastar menos é tomar iniciativas para economizar no valor dos combustíveis. Confira algumas dicas para essa economia:

  • Mantenha a manutenção em dia;
  • Evite peso desnecessário;
  • Calibre os pneus regularmente;
  • Evite acelerações e freadas bruscas;
  • Troque de marcha na hora certa;
  • Fique atento a manutenção das velas e filtros.

Postar um comentário

0 Comentários