Slide

10/recent/ticker-posts

Águia é fotografada na Serra do Pará dando comida a filhote

Foto: Almir Neves. 

Uma águia da espécie Geranoaetus melanoleucus, popularmente conhecida como águia chilena ou águia serrana, foi fotografada ao lado de um de seus filhotes, ao chegar com uma presa nas garras para alimentá-lo, na manhã do domingo, 3 de outubro, em um dos pontos mais altos da Serra do Pará, no município de Santa Cruz do Capibaribe, agreste de Pernambuco.

Na imagem feita pelo fotógrafo e observador de aves, Almir Neves, é possível ver a águia pousada no alto de uma rocha com a presa abatida em suas garras e o filhote ao seu lado.

O fotógrafo estava em um ponto um pouco mais alto da serra e precisou rastejar entre as macambiras (Bromelia laciniosa) para poder se aproximar e registrar o momento raro. Ele conta que a águia olhou pra ele no momento da foto e começou a vocalizar alto.


A águia serrana é uma ave da ordem dos accipitriformes da família Accipitridae. Atinge aproximadamente 68 centímetros de comprimento, possui quase dois metros de envergadura, dotada de asas compridas e cauda curta.

A águia serrana é identificada no voo por sua cauda em forma de cunha curta que projeta-se mal em suas asas longas e largas. Plana muito próximo a áreas montanhosas onde fica por muito tempo planando a procura de comida.

Essa ave apresenta um voo poderoso e veloz, dotada de grandes olhos, aspectos estes que auxiliam na caça às suas presas preferenciais, outras aves (como filhotes de joão-de-barro e andorinhões) , cobras e até mesmo pequenos mamíferos, como coelhos e mocós.

Constrói seu ninho em escarpas rochosas com galhos secos. Os filhotes são alimentados durante seus primeiros 4 ou 5 meses de vida, sendo que as águias dão preferência à utilização de apenas um mesmo ninho por toda vida.

Postar um comentário

0 Comentários