Slide

10/recent/ticker-posts

"Gruta do Ginásio", patrimônio histórico de Santa Cruz do Capibaribe, pode ser demolida


Nota de repúdio

Mais um patrimônio arquitetônico em eminência de destruição.

O Projeto Patrimônio Santa Cruz vem por meio desta nota transmitir aos filhos e filhas desta terra de Santa Cruz do Capibaribe o seu repúdio à Prefeitura Municipal pela iminente demolição da “GRUTA DO GINÁSIO” que compõe a estrutura arquitetônica da atual Escola Municipal Ivone Gonçalves (antigo Ginásio Santa Cruz/ Colégio Cenecista Padre José Aragão Araújo).

Tal ato representa uma afronta à memória histórica e educacional de nosso município e aniquila uma parcela do restante de patrimônio arquitetônico que ainda nos resta. Somos sabedores da importância histórica, cultural e afetiva que o conjunto Arquitetônico da referida escola representa para o povo de Santa Cruz do Capibaribe.

Os argumentos que justificam tais absurdos não condizem com a realidade do espaço territorial da referida instituição, pois como conhecemos, esta dispõe de espaço suficiente que atende as possíveis ampliações, sejam elas salas de aula, equipamentos esportivos e afins. Além disso, observarmos a importância da descentralização à oferta de vagas escolares nos bairros correspondentes aos domicílios dos alunos.

Reiteramos que, com a observância dos estudos adequados, o espaço da escola pode ser requalificado, preservando sua memória e seus aspectos construtivos, salvaguardando e perpetuando os valores históricos, educacionais, sociais e afetivos implementados nesta instituição que tanto contribuiu para a formação dos cidadãos santa-cruzenses.

Diante do exposto e da história construída por nosso povo, rogamos ao excelentíssimo Sr. Prefeito Fábio Queiroz Aragão que cancele a destruição da “gruta do ginásio” e que, assim como nosso primeiro prefeito, o Sr. Raymundo Aragão, que tanto lutou e preservou a memória de nossa cidade, construindo essa primeira instituição educacional, o senhor tenha a inspiração de um grande construtor que carregou em sua essência um amor imensurável por nossa cidade.

Em tempo, nos colocamos à disposição para contribuir com a requalificação do espaço pretendido pela instituição.

Att. Projeto Patrimônio Santa Cruz.

Postar um comentário

0 Comentários