Slide

10/recent/ticker-posts

Pica pau que inspirou desenho animado deverá ser declarado extinto da natureza


Na última semana o pica-pau-bico-de-marfim (Campephilus principalis) tomou conta dos noticiários: a ave que possivelmente inspirou o desenho Pica Pau, será dada como extinta nos Estados Unidos. O conteúdo viralizou e confundiu muita gente aqui no Brasil. Afinal, a espécie também existe por aqui? A resposta é não! Porém, quatro espécies brasileiras são parentes da ave e possuem características muito próximas.

Os “primos” do pica-pau americano que vivem aqui são o pica-pau-rei(Campephilus robustus), o pica-pau-de-barriga-preta (Campephilus leucopogon), o pica-pau-de-barriga-vermelha (Campephilus rubricollis) e o pica-pau-de-topete-vermelho (Campephilus melanoleucos). Bico cor marfim, asas e cauda pretas são características em comum dessas aves, que se diferem pela cor e ‘estampa’ da barriga e pelos tons de vermelho da cabeça.

Pica-pau-rei é uma das espécies brasileiras 'parentes' da ave americana - Foto: Almir Neves.

Dessa lista o pica-pau-rei se destaca pelo tamanho: com cerca de 36 centímetros de comprimento e aproximadamente 200 gramas, é considerado o maior pica-pau do Brasil. A cabeça e o pescoço são vermelhos e o peito é estriado em preto e branco.

Pica-pau-de-topete-vermelho é uma das espécies brasileiras 'parentes' da ave americana - Foto: Almir Neves.

Assim como os demais, o repertório de sons da espécie inclui, além do canto e do chamado, o famoso tamborilar feito através de golpes do bico sobre troncos secos ou ocos. Outra característica em comum é o cardápio: predominam insetos e as larvas.

Espalhados pelo Brasil

Os primos do pica-pau-bico-de-marfim pertencem ao mesmo gênero, Campephilus, mas ocorrem em locais distintos: típico da Mata Atlântica o pica-pau-rei pode ser encontrado de Goiás, Minas Gerais e Bahia até o Rio Grande do Sul; já o pica-pau-de-barriga-vermelha ocorre em grande parte da Amazônia, desde o Acre até o Maranhão.

Muito comum em grande parte do País – menos no Sul do Brasil, o pica-pau-de-topete-vermelho pode ser encontrado na Amazônia e nas regiões Nordeste, Centro-oeste e Sudeste, exceto no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Blog Merece  Destaque com informações do G1

Postar um comentário

0 Comentários