Slide

10/recent/ticker-posts

Procura por cirurgia de catarata cresce com a pandemia

Falta de exames e consultas de rotina foram os principais causadores


Com a pandemia, de acordo com o Conselho Federal de Medicina, houve uma queda de 27 milhões de procedimentos de saúde não emergenciais em 2020, como consultas e exames. Por outro lado, nos últimos meses cresceu em 90% a busca por cirurgia de cataratas nos sites de busca. Esses números têm alguma relação?

Para a oftalmologista Catarina Ventura, diretora do Instituto de Olhos Fernando Ventura, a relação é direta. Segundo ela, com a ausência dos exames de rotina causados pelo coronavírus, o diagnóstico de catarata (e mais outros problemas) cresceu nos últimos tempos.

“Aqui na nossa clínica, tivemos uma procura muito grande de pacientes com catarata. Os exames do checkup são fundamentais para descobrir e tratar esses distúrbios antes que eles comprometam seriamente a capacidade de enxergar. A realização dos exames é a possibilidade de ter uma avaliação completa da saúde da visão”, disse a médica.

Catarina acrescentou ainda que outra doença muito impactada pela ausência de exames de rotina foi o glaucoma, problema crônico que pode levar a uma cegueira irreversível. “Além da falta de exames, a pandemia influiu diretamente no aumento do uso de óculos entre as crianças, por conta do muito tempo em frente das telas”, acrescentou a oftalmologista do IOFV.

O Conselho Federal de Medicina destacou que a oftalmologia foi uma as áreas mais afetadas de março a dezembro de 2020, em comparação com o mesmo período no ano anterior, com redução de 34% da procura dos exames eletivos. Só perde para citopatologia (-51%), neurologia (-40%), anatomapatologia (-39%) e cardiologia (-38%).

Sintomas de catarata

A doença tem como principais sintomas a visão embaçada e com opacificação do cristalino (lente natural do globo ocular), que impede a entrada de incidência de raios solares nos olhos, gerando a perda de acuidade visual no decorrer dos anos.

Postar um comentário

0 Comentários