Slide

10/recent/ticker-posts

Especialista orienta sobre cuidados alimentares nas festas de fim de ano

É muito comum exagerar nas comidas e bebidas oferecidas nas ceias e confraternizações, mas é preciso ter cuidado ao participar dessas refeições.


Durante as festividades de fim de ano, é muito comum procurar álibis para sair da dieta. Com as guloseimas e variedade de pratos oferecidos, esse período pode se tornar difícil para as pessoas que precisam de cuidados com a alimentação. Os pacientes que se submeteram a cirurgias bariátricas precisam adequar sua rotina alimentar e manter disciplina mesmo nesta época do ano.

Nas festas de fim de ano, é muito comum exagerar nas comidas e bebidas oferecidas nas ceias e nas confraternizações, mas é preciso ter cuidado ao participar dessas refeições. “Perder peso é um processo longo e que está aliado a uma escolha de ter uma vida mais saudável. As festividades de fim de ano podem ser prejudiciais para o processo de emagrecimento e é necessário ter disciplina quanto à quantidade de calorias ingeridas. A intenção é que o paciente tenha uma vida plena sem se afastar do convívio familiar e de amigos. É possível participar da ceia, mas é importante lembrar que é necessário compensar os excessos antes ou depois das festas.” explica o cirurgião bariátrico Sérvio Fidney.

Para controlar a obesidade é necessário disciplina e determinação constante, é um processo que inclui mudanças de hábitos e estilo de vida acompanhadas por um especialista. A cirurgia bariátrica é uma aliada no controle do peso e tem o objetivo de devolver a saúde e a qualidade de vida dos pacientes que se submeteram ao procedimento. Mesmo tendo realizado a cirurgia, os cuidados com a quantidade de calorias ingeridas e hábitos alimentares saudáveis devem ser mantidos.

“Uma dica para as festas de fim de ano, assim como no período das férias, é fazer uma dieta mais restritiva e com maior frequência de atividades físicas algumas semanas antes das festividades para perder peso antecipadamente e sofrer menos no período após as festas. Uma outra dica é que nos dias de ceia, o paciente faça refeições mais leves antes e depois da festa com o objetivo de manter a média de ingestão calórica. Além disso, existem ótimas receitas com menos calorias que podem ser utilizadas na ceia em substituição às mais calóricas.” completa o cirurgião.

É preciso entender e levar em consideração que pacientes que passaram por procedimentos cirúrgicos ou que estão no processo de emagrecimento, tem restrições alimentares que devem ser tratadas com seriedade. Aproveitar as festas de fim de ano é possível, para isso é necessário manter a disciplina, evitando exageros, controlando as calorias e fazendo substituições saudáveis.

Postar um comentário

0 Comentários