Slide

10/recent/ticker-posts

Simulador de trânsito mostra efeitos da direção em motorista alcoolizado


Distorções na visão e diminuição dos reflexos, são alguns dos efeitos registrados quando o motorista dirige após ingerir bebidas alcoólicas. Visando despertar nos condutores a importância de evitar a mistura álcool e direção, principalmente considerando a crescente realização de festividades de fim do ano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), instalou, no Segundo Jardim de Boa Viagem, na manhã de hoje (17), um simulador de trânsito que reproduz diversas situações durante a condução de um veículo. A ação faz parte da abertura da campanha “Educação e Fiscalização juntos por você”, que passa a desenvolver ações de conscientização sobre os riscos de dirigir embriagado, reforçando a necessidade de seguir as práticas corretas no trânsito. O uso do simulador foi voluntário, mas priorizou motoristas, ciclistas e pedestres em circulação pelo local.

Desenvolvida pela Coordenadoria de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional e a Diretoria de Fiscalização do Detran-PE, a iniciativa, que tem parceria com a ProSimulador, e ainda integra a operação “Prevenção: Segundos que Salvam Vidas”. O simulador é similar a um jogo eletrônico, possui poltrona, volante, alavancas de marchas, pedais, como em um veículo. Por meio de monitores reproduz ruas e avenidas com tráfego de automóveis. O equipamento foi instalado em um veículo do Detran, o que permite o deslocamento para diversos locais.

Paralelo ao uso do simulador, equipes da Educação de Trânsito realizaram distribuição de garrafinhas para água e material educativo, como também, forneceram orientações sobre uso do cinto de segurança, riscos do excesso de velocidade, respeito a faixa de pedestre e demais normas para um trânsito mais humano e seguro. A campanha vai prosseguir até o dia 3 de janeiro de 2022, em outros pontos do Recife e em praias do litoral sul e norte pernambucano, em parceria com a Diretoria de Fiscalização. “Mostrar os perigos de ingerir álcool e dirigir, ajuda a conscientizar os motoristas a ter postura mais responsável e reduzir a possibilidade de sinistros”, considera o diretor presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles.

Em Boa Viagem, a operação será repetida na noite de hoje (17), das 18h às 20h, no mesmo local, quando também haverá a inclusão de testes de alcoolemia voluntários com os condutores de veículos. Além disso, no local haverá um servidor do Detran disponível para tirar dúvidas relacionadas a procedimentos, prazos e documentações referentes aos serviços do órgão. Nova ação com o simulador será realizada no dia 22 de dezembro, na Estrada da Batalha, das 8h às 14h, voltada para a saída de veículos para o feriado de Natal, levando dicas de segurança para viajar.

Já no dia 29 de dezembro, visando o tráfego com destino ao feriado de ano novo, a operação será realizada novamente no Segundo Jardim de Boa Viagem, em formato “drive in”, quando haverá explanação educativa das normas de segurança, em parceria com demais órgãos de trânsito da cidade. A operação também chegará ao município de Garanhuns, no Agreste, neste sábado (18) e domingo (19), com testes de alcoolemia, atendimento à população e escolta do Papai Noel em desfile pela cidade.

Postar um comentário

0 Comentários