Slide

10/recent/ticker-posts

Pesquisadores descobrem nova espécie de cobra na Caatinga

Leptophis dibernardoi é "prima" das cobras-papagaio - Foto: Herivelto Faustino de Oliveira.

O Brasil revela uma natureza surpreendente a todo instante. Dessa vez a Caatinga foi cenário para a descoberta de uma nova espécie de cobra: Leptophis dibernardoi.

De acordo com Nelson Rufino de Albuquerque, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, o réptil é 'primo' da cobra-papagaio. "É uma espécie arborícola (vive em árvores) e não é venenosa. Ela pode ser encontrada na ecorregião da Caatinga, que abrange o semiárido do País, mais especificamente nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais", detalha.

O nome científico Leptophis dibernardoi é uma homenagem ao orientador de doutorado de Rufino, o professor Marcos di Bernardo, que faleceu há alguns anos. "Ele colaborou muito com esse estudo e, infelizmente, não viu ser concluído. Por isso decidi homenageá-lo", conta o pesquisador que, junto com outros especialistas do Brasil, identificou a nova espécie a partir da análise de dados moleculares e de morfologia comparados a outras espécies de cobra-papagaio, do gênero Leptophil Bell.

"Notamos uma diferença na largura do focinho e também na coloração do animal, que, diferente das demais espécies, possui duas listras laterais no dorso e uma única vertebral contínua à cauda", completa.

A cobra, que pode ultrapassar 1,40 metro de comprimento, ainda não ganhou nome popular. Como a descoberta é recente, o status de conservação da espécie também não foi definido.

O artigo foi publicado na revista científica South American Journal Of Herpetology (SAJH), em abril deste ano.

Essa é a terceira espécie de cobra descoberta em 2022.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários