Slide

10/recent/ticker-posts

Especialista dá orientações sobre Primeiros Socorros para Pets

Alguns procedimentos podem ser realizados em casos específicos de urgência e emergência.


É de doer o coração ver o animalzinho passar mal e não saber o que fazer nos primeiros minutos em casa. A orientação é que se o pet apresentar algum problema de saúde, o tutor deve procurar uma consulta veterinária. No entanto, os primeiros socorros podem ser realizados em casos específicos de urgência e emergência.

A médica veterinária e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Unime, Aline Quintela, explica que alguns procedimentos podem ser realizados em situações de acidentes com traumas, intoxicação por envenenamento, hemorragias e engasgo.

“Algumas manobras iniciais podem ser fundamentais para evitar a morte do animal. O tutor precisa ter noções básicas de primeiros socorros para prestar o atendimento de imediato ao seu pet. Isso é fundamental até o cão ou o gato sejam atendidos numa clínica ou hospital especializados.”, pontua.

O primeiro passo é manter a calma, os animais com dor podem ficar irritadiços e agressivos com o próprio dono. “Dê alguns comandos tranquilos e não pegue no animal bruscamente”, explica. A especialista traz outras orientações. Confira:

Engasgo

Abra a boca do animal e tente tirar o objeto com a mão. Se ele tentar morder ou não colaborar, mude a estratégia: pressione as suas costas. Se for um pet pequeno, segure-o pela garupa e chacoalhe no ar, com o focinho para baixo. A pressão poderá ajudar o objeto a se soltar do cão ou gato engasgado.

Envenenamento

Nessa situação o ideal é a ida rápida ao veterinário, uma vez que o veneno pode atingir a corrente sanguínea em menos de meia hora. Outra orientação é misturar o carvão mineral com água até formar uma pasta e dar a ele. O carvão absorve o veneno no estômago do animal.

Traumas

Bastante comum em casos de atropelamentos, o que deve fazer para este tipo de emergência é imobilizar o local fraturado com algo fixo, como uma tábua ou papelão. Ou seja, colocar o animal em uma superfície que simule uma maca e jamais forçar o pet andar. Em caso de fratura exposta, cubra o local com um pano limpo e encaminhe imediatamente ao médico veterinário, o tutor não deve mexer com o osso do animal.

Postar um comentário

0 Comentários