Slide

10/recent/ticker-posts

Passarinharas reúne observadores de aves em Pernambuco no Global Big Day 2022


No sábado, dia 14 de maio, aconteceu o Global Big Day, dia em que os observadores de aves de todos os cantos do mundo se empenham em fotografar o maior número de espécies em 24 horas.


Em Aldeia, Pernambuco, Sérgio Cabral e Ludmila Portela organizaram um encontro de observadores e fotógrafos de aves para participar do evento Passarinharas que teve como principal intuito estimular a participação de observadores de aves e fomentar o segmento na região.


O Passarinharas aconteceu no Privê Haras de Aldeia e contou com participantes locais, além de grupos vindos de outras regiões do estado, a exemplo de participantes de Surubim, Brejo da Madre de Deus e Santa Cruz do Capibaribe, no agreste do estado.

Para saber quem ou qual lugar no mundo conseguiu registrar o maior número em espécies, as listas das aves observadas são registradas no site ebird.org/globalbigday, onde o observador de aves também pode acompanhar os relatórios de mais de 170 países em tempo real. Qualquer pessoa pode participar e de forma gratuita. A ideia é incentivar tanto observadores de aves, fotógrafos, ornitólogos, guias de turismo e amantes da natureza a catalogar seus avistamentos.

Pica-pau de banda branca (Dryocopus lineatus). Foto: Almir Neves.

Tiê sangue (Ramphocelus bresilia). Foto: Álvaro Amon.

Frango d'água azul (Porphyrio martinica). Foto: Almir Neves.

Durante o Passarinharas que ocorreu das 6h às 11h, os observadores conseguiram fazer uma lista com mais de 80 espécies de aves e a lista foi compartilhada no site eBird Brasil (https://ebird.org/brasil/checklist/S110307950).

Japacanim (Donacobius atricapilla). Foto: Nilo Martins.

A observação de aves (birdwatching) já atrai milhares de brasileiros e estrangeiros para observar espécies raras com binóculo e, quando possível, fotografá-las. São mais de 1900 espécies de aves catalogadas no Brasil, mais de 500 delas podem ser encontradas em Pernambuco vivendo livremente em ambientes rurais e urbanos.

Postar um comentário

0 Comentários